Após Cessão de Tempo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), à médica Mônica Bandeira de Melo, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), que abordou sobre a vacinação contra o HPV e as políticas públicas de combate ao câncer de colo de útero no Amazonas, o deputado Comandante Dan (Podemos) se comprometeu em rever as emendas orçamentárias impositivas que lhe cabem e destinar recursos à fundação. Os parlamentares estaduais têm direito a emendas orçamentárias, com a condição que 50% do montante total, seja direcionado à área de saúde.
“Numa época em que falamos tanto de violência contra a mulher, precisamos entender e perceber que a manifestação violenta tem diferentes expressões: a negação de socorro, a negação do acesso à cidadania são violências profundas; ouvi o relato e me sinto na necessidade de rever minhas destinações orçamentárias; as mulheres do Amazonas, em especial aquelas do interior, precisam de salubridade, que não por acaso é um componente do conceito de ordem pública”, afirmou o deputado.
Ele também parabenizou Monica Bandeira de Melo pela trajetória de luta, pelo vasto conhecimento científico, pela convicção ao falar sobre o tema. “Sem ofender ninguém, falou claramente tudo o que é necessário. Parabéns”, concluiu.