No Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, que ocorre nesta quinta-feira (21/3), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) destaca a Lei nº 6.625/2023, de sua autoria, que institui o Dia da Resposta Histórica contra o Racismo no Futebol no Amazonas.
“A criação do Dia da Resposta Histórica contra o Racismo no Futebol tem o propósito de sensibilizar a sociedade à importância de se construir um ambiente esportivo livre de preconceito racial”, disse o deputado João Luiz, que ressaltou que a norma prevê que o Dia da Resposta Histórica acontece no dia 7 de abril.
O republicano ressalta que a iniciativa é fundamental para construir uma sociedade mais justa, igualitária e livre de preconceitos, reforçando valores de respeito à diversidade e aos direitos humanos.
Coautoria
João Luiz também é coautor das Leis nº 6.368/2023, que institui a Plano Estadual “Vini Jr.” de combate ao racismo nos estádios e nas arenas esportivas do Estado do Amazonas e dá outras providências e nº 6.344/2023, que institui o Dia Estadual de Combate ao Racismo no Esporte.
Requerimento
O republicano também é autor da Moção de Repúdio na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) contra os atos de racismo praticados contra o jogador Vinícius Júnior, por meio do requerimento nº 2464/2023.