A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) lançou na quinta-feira (14/3), a Frente Parlamentar de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, por meio do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 12/2023 do deputado estadual João Luiz (Republicanos). O parlamentar também anunciou a realização da Conferência Internacional sobre Agricultura e Sustentabilidade, que ocorrerá em 2025. A solenidade aconteceu no plenário Ruy Araújo do Poder Legislativo.
“Por meio da criação do Núcleo de Relações Internacionais (Nuriam), que coordenamos, começamos dialogar com pessoas que entendem do conceito de Cidades Inteligentes e Sustentáveis ao qual queremos implantar aqui no nosso Estado. Também agradecemos a comitiva do Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal) que veio participar do anúncio da Conferência Internacional sobre Agricultura e Sustentabilidade, que vai acontecer no ano que vem”, disse o deputado João Luiz.
O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, professor Jorge Conde, ressalta que o objetivo da Conferência Internacional sobre Agricultura e Sustentabilidade é compartilhar experiências, de investigação, inovação e também aprender com métodos implantados no Amazonas.
“Também queremos trazer métodos que temos desenvolvido em Portugal e na Europa, pois o Instituto Politécnico de Coimbra integra oito países. O objetivo é aproveitar o conhecimento mútuo para potenciar o trabalho que é realizado por aqui”, enfatizou o presidente Jorge Conde.
O diretor-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ian Ribeiro, explicou que o Governo do Amazonas quer tornar o Estado uma potência no modelo de Cidades Inteligentes.
“Quero agradecer a iniciativa do deputado João Luiz, um grande parceiro no desenvolvimento do nosso Estado e ressaltar a extrema importância do tema Cidades Inteligentes e Sustentabilidade”, afirmou Ribeiro.
Para o secretário-executivo adjunto de Pesca e Aquicultura, Alessandro Cohen, a criação da Frente Parlamentar e o anúncio da Conferência Internacional constrói mais uma ponte entre o Amazonas e Portugal. “Tenho certeza de que vamos dar mais um passo nas questões de Cidades Inteligentes e Sustentabilidade no nosso Estado. Parabenizo o deputado João Luiz pela iniciativa”, pontuou.
O presidente da Frente Parlamentar de Relações Exteriores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador João Carlos, destacou que a criação desta nova frente de trabalho e anúncio da conferência internacional vai contribuir muito mais com as novas tecnologias do Estado. “Parabenizo o deputado por trazer esse tema de suma importância nos nossos dias atuais”, frisou.
O evento também contou com a presença do coordenador do Núcleo de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Amazonas (Niffam), Guilherme Souza, representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), secretário-geral do Nuriam/Aleam, professor Neibe Araújo, professor Marcelo Marques da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professora e doutora Marta Henriques, responsável pela área de Pesquisa do Instituto Politécnico de Coimbra, Ana Cláudia Leitão, representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Laemanuel Mustaffa Lemos, representando a Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomercio-AM), engenheiro ambiental Maurilio Correia, representando o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), diretora-geral da Faculdade La Salle, professora Maria de Fátima Brito Durães e Geórgia Araújo, representando Agência Desenvolvimento Sustentável (ADS).