Há 39 minutos
O valor consta em oito projetos elaborados pelo Idam, que serão avaliados pela Afeam
FOTO: Divulgação/Idam
Por meio de oito projetos de crédito elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), pescadores artesanais solicitaram R$ 150 mil em recursos financeiros. As demandas serão encaminhadas à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a responsável pela concessão do recurso.
O valor foi solicitado durante ação de crédito realizada pelo Idam entre os dias 9 e 13 de setembro, na sede do instituto, na capital amazonense. Se aprovado, o crédito rural será destinado à aquisição de equipamentos, implementos e apetrechos de pesca, além do custeio da atividade desempenhadas por pescadores artesanais da Colônia de Pescadores Z-12, localizada em Manaus.
“Essa demanda de R$ 150 mil é resultado da segunda fase dessa ação, que ocorreu a pedido da Colônia de Pescadores Z-12. O Idam está atento às necessidades da categoria e tem realizados diversas atividades, seja nas Unidades Locais (UnLoc’s), postos avançados e ações itinerantes, para promover a regularização e garantir que esse público tenha acesso ao fomento”, disse o engenheiro de pesca do Idam, Kleison Medeiros.
À frente da ação de crédito esteve a Gerência de Apoio à Pesca e Aquicultura (Geape) do Idam, em conjunto com a UnLoc Idam/Manaus. “Essa foi uma parceria que terá continuidade, pois já está em fase de organização próxima etapa de atendimentos aos pescadores da Colônia Z-12, que poderão solicitar recurso para custeio e aquisição de botes de alumínio e implementos para a atividade”, disse a também engenheira de pesca do instituto, Grécica Colombo.
Os atendimentos foram realizados no auditório do Idam Central, localizado no Bloco G da Ulbra, Rua Carlos Drumond de Andrade, nº 1460, Bairro Japiim, zona sul de Manaus. Além da elaboração de projetos de crédito, na ocasião, o público também teve acesso a serviços relacionados à emissão e renovação do Cartão do Produtor Rural (CPP) e dos cadastros Nacional do Agricultor Familiar (CAF) e Ambiental Rural (CAR).