30 de jul de 2024 | 11:14
Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), a partir do policiamento ostensivo e preventivo, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com o apoio da Secretaria de Segurança (SSP-AM) aumentou em 54% as apreensões de entorpecentes e alcançou redução de 25% dos crimes homicídios durante o primeiro semestre de 2024. De acordo com o comandante do 9° BPM, major Igor Reis, as reduções também impactaram para a queda dos crimes de latrocínio, homicídios e roubos.
“Eu atribuo essas reduções a três principais fatores, onde o primeiro são as ações integradas dos órgãos de segurança pública e demais entes públicos que atuam aqui em Manacapuru, o segundo, a nossa aguerrida tropa, que trabalha diuturnamente, bem como também a participação da sociedade por confiar em nosso trabalho, nos auxiliando através de denúncias e informações”, destacou o comandante.
Mais apreensões
Conforme o acompanhamento feito pelas equipes do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM, durante o primeiro semestre, as forças de segurança do município apreenderam 1,2 tonelada de entorpecentes, as apreensões representam um aumento de 54%, em relação ao mesmo período do ano passado. Houve aumento, ainda, de 34% na apreensão de armas de fogo, e de 38% na recuperação de veículos com restrições de roubo e furto.
Menos crimes
Conforme o major, com a apreensão de mais armas de fogo e de mais entorpecentes, associado ao monitoramento da incidência criminal, a PMAM conseguiu reduzir, principalmente, os crimes contra a vida, onde os casos de homicídio caíram 25% e os de latrocínio, que são os roubos seguido de morte, em 67%. As reduções, também, foram registradas nos crimes de estupro, que apresentaram queda de 22%, de roubo com diminuição de 35% e os crimes de furto com redução de 20%.
“Essas reduções são importantes para garantir a sensação de segurança para a sociedade ao passo que a gente conseguiu aumentar a nossa produtividade. A gente conta com o apoio da população para que, juntos, consigamos seguir em frente oferecendo e proporcionando uma segurança de qualidade a todos os cidadãos que residem e frequentam a nossa cidade”, ressaltou o major.