Iniciativa visa estimular a escrita e interpretação de texto de alunos do 1º ao 5º ano, mobilizando, também, professores e responsáveis
Foto: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto
A Escola Estadual Virgília Alexandre Maddy, localizada em Manacapuru (distante a 68 quilômetros de Manaus), promoveu a terceira edição do projeto ‘Letramento Literário’, com a participação das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Durante a programação foram desenvolvidas atividades lúdicas e apresentados projetos de Literatura trabalhados no decorrer do ano, como ‘Era uma vez’, ‘Nas ondas da leitura’, ‘Feira literária’, ‘Aluno leitor e escritor’ e o ‘Fantástico mundo da leitura’.
“O projeto surgiu após os professores diagnosticarem, em sala de aula, o alto índice de dificuldade da leitura e escrita dos educandos. É um projeto que não deixa ninguém de fora”, contou a professora do 3º ano, Regina Lima Gatto.
Foto: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto
Durante o evento, que ocorreu nos turnos matutino e vespertino, na última sexta-feira (05/04), os alunos se caracterizaram como personagens das histórias apresentadas. Em faixas, banners e cartazes, eles expuseram novas palavras e gêneros literários aprendidos. Também apresentaram construção de frases e músicas relacionadas aos temas estudados.
De acordo com a organização, as atividades literárias na escola têm apresentado resultados positivos, especialmente na descoberta de novos escritores e no incentivo à leitura para os estudantes da primeira etapa do Ensino Fundamental.
“É importante para que os alunos desenvolvam a criatividade, estimulem o raciocínio, a imaginação, suas habilidades e o senso crítico”, disse a professora Regina.
A finalização do projeto, na sexta, contou com a apreciação dos responsáveis pelos alunos. Algo que, segundo a diretora da escola, Joyce Lima, reforça o incentivo aos pequenos leitores e colabora para a continuidade dos trabalhos.
“A presença dos pais é fundamental, tanto para a escola, quanto para as crianças. A educação não se constrói sozinha, mas de maneira integral, envolvendo a participação da família e da escola. Esta é considerada um segundo agente de socialização, que constrói, juntamente com o educando, aquisição de conhecimento”, disse Joyce Lima.
Foto: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto
Estímulo ao senso crítico
Além do desenvolvimento na leitura e na escrita, os professores esperam que os alunos sejam estimulados ao pensamento crítico diante das histórias literárias abordadas de forma lúdica no decorrer do projeto.
Dessa forma, o conhecimento, adquirido nas atividades transversais, estará apto a ser aplicado, não apenas nas disciplinas da área de linguagens, mas também em todos os demais componentes curriculares que perpassam o processo de ensino-aprendizagem.
“As habilidades e potencialidades dos alunos são trabalhadas em disciplinas, em que o professor, enquanto mediador, tenta inserir no dia a dia, para que a criança possa ser formadora de opinião”, ressaltou a diretora.
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