Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Em Manaus, Ministério Público acolhe famílias em campanha nacional pelo cadastramento de DNA de familiares de pessoas desaparecidas
AmazonasMeio Ambiente

Em Manaus, Ministério Público acolhe famílias em campanha nacional pelo cadastramento de DNA de familiares de pessoas desaparecidas

28 de agosto de 2024
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Criado: Terça, 27 Agosto 2024 11:30

Ação, que reforça banco de dados e aumenta chances de reencontro com entes queridos desaparecidos, segue até sexta-feira (30)

Atuando no encaminhamento de famílias, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Núcleo de Localização e Identificação de Desaparecidos (Nulid), integra a 2ª Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, parte da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas. A campanha, que começou na última segunda (26) e segue até a próxima sexta-feira (30/08), tem como objetivo coletar material biológico de familiares para a criação de perfis genéticos, que serão integrados a um abrangente banco de dados nacional.

No Amazonas, o Banco de Perfis Genéticos utiliza esse material para confrontar com restos mortais não identificados, facilitando assim a identificação e o reencontro de pessoas desaparecidas em todo o estado e no país.

As famílias são contatadas previamente pelo MPAM, e todo o procedimento é explicado antes da realização da coleta. Aqueles que demonstrarem interesse são direcionados ao Laboratório de Genética Forense para a coleta. Além disso, o Nulid também estará presente no laboratório para atender familiares que busquem o serviço, mesmo que não estejam cadastrados no programa.

A coleta de DNA para a campanha é realizada no Laboratório de Genética Forense, situado na Avenida Noel Nutels, em Manaus, onde também estão localizados o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística. O procedimento ocorre das 8h às 17h e envolve, no mínimo, dois familiares próximos da pessoa desaparecida, como pais, irmãos ou filhos. A participação de um maior número de familiares aumenta a precisão das buscas. Para mais informações, os interessados podem contatar o laboratório pelos telefones (92) 3645-4428 ou (92) 98416-122 (WhatsApp).

Podem doar material biológico, preferencialmente, os familiares de primeiro grau na seguinte ordem de prioridade: pais, filhos, genitor do filho da pessoa desaparecida e irmãos. Essa doação permite o cruzamento dos perfis genéticos com os de pessoas encontradas vivas ou falecidas, com identidade desconhecida nos bancos estaduais, distrital e nacional, acelerando a identificação e a resolução dos casos de desaparecimento.

Os familiares também podem contribuir fornecendo itens pessoais, como escovas de dente e aparelhos de barbear, além de amostras biológicas, como dentes de leite e cordão umbilical. O processo é voluntário e requer a assinatura de um termo de consentimento. O procedimento consiste na coleta de células da bochecha com um cotonete. O perfil genético gerado será utilizado exclusivamente para a identificação do desaparecido, assegurado, portanto, de que não seja empregado para outros fins.

O promotor de justiça e coordenador do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), Elanderson Lima Duarte, destacou a importância da Campanha Nacional de Coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas para aumentar a visibilidade do fenômeno do desaparecimento. “A campanha é fundamental para dar visibilidade a esse fenômeno social e para evidenciar a importância da articulação entre diversos órgãos na busca por essas pessoas”, afirmou, ressaltando que o MPAM tem atuado por meio do Nulid, em parceria com o Laboratório de Genética Forense, para sensibilizar os familiares cadastrados no Plid a realizarem a coleta de DNA no referido instituto.

A Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas é simbolizada pela flor miosótis, também conhecida como “Não-Te-Esqueças-de-Mim”, e visa intensificar a identificação e localização de pessoas desaparecidas.

Atuação do MPAM

O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), sob a gestão do Núcleo de Localização e Identificação de Desaparecidos (Nulid), foi instituído pelo MPAM a fim de fortalecer a busca e identificação de pessoas desaparecidas. Integrado ao Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), o Plid busca aprimorar a coleta e o registro de informações, promovendo a colaboração entre órgãos públicos e a sociedade para facilitar a resolução de casos de desaparecimento. O programa oferece suporte emocional e prático às famílias afetadas, buscando aliviar a angústia do afastamento de entes queridos e proporcionar um meio estruturado para a localização de pessoas desaparecidas.

Texto: Victor LemosFotos: Divulgação

  

Tags:Estado do AmazonasManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

Por administrador
Amazonas

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

Por administrador
Amazonas

PC-AM envia efetivo policial, viaturas e equipamentos para reforçar a segurança na 43ª Festa do Guaraná, em Maués

Por administrador

Corpo de Bombeiros celebra 27 anos com expansão histórica, reforço de efetivo e novas estruturas

Por administrador
Amazonas

Setor Primário: Conselhos estaduais destacam avanços e desafios para 2026

Por administrador
Amazonas

Governo do Estado realiza obras de recuperação viária em 17 municípios do interior, por meio do Asfalta Amazonas

Por administrador
Amazonas

Seap realiza nona fase da Operação Mute integrada com a Secretaria Nacional de Políticas Penais

Por administrador
Amazonas

Seas promove ‘Gincana da Melhor Idade’ para idosos do Ceci Aparecida

Por administrador
Amazonas

Criatividade e bilinguismo marcam culminância do Projeto Kamishibai na EETI Djalma Batista

Por administrador
Amazonas

Amazonas realiza etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho

Por administrador
Amazonas

Apoiado pelo Governo do Amazonas, Manaus recebe pela primeira vez o Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira

Por administrador
Amazonas

Atleta do Pelci representará o Amazonas nas Paralimpíadas Escolares 2025

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?