Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Em menos de duas semanas, Forças de Segurança elucidam latrocínio ocorrido no bairro Parque Dez de Novembro
AmazonasPolícia

Em menos de duas semanas, Forças de Segurança elucidam latrocínio ocorrido no bairro Parque Dez de Novembro

24 de abril de 2024
Compartilhar
7 Min Lidos
PC AM COLETIVA DERFD FOTOS ERLON RODRIGUES 3 577x435 SjoceW
Compartilhar

O crime ocorreu no dia 12 de abril deste ano, no bairro Parque Dez de Novembro, quando a vítima estava saindo do trabalho. Foto: (Erlon Rodrigues/PC-AM)

As Forças de Segurança do Amazonas, por meio das Polícias Civil e Militar do Amazonas, deflagraram operação policial, nesta quarta-feira (24/04), para cumprir mandado de prisão de Alfrede Farias de Carvalho Júnior, 29, conhecido como “Curubinha”, apontado como autor do latrocínio de Wellington Frazão de Aguiar, que tinha 54 anos. O crime ocorreu no dia 12 de abril deste ano, no bairro Parque Dez de Novembro, quando a vítima estava saindo do trabalho.

Participaram da operação os policiais civis da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) e policiais militares da 23ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

Durante coletiva de imprensa, o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou que o homem tinha um histórico de causar terror às vítimas, e pelas imagens de câmera de segurança do local, é possível ver que ele dispara um tiro no rosto de Wellington.

“A vítima estava saindo do seu trabalho e estava indo ao hospital visitar sua esposa, quando foi abordado pelo criminoso. Foi um tiro à queima roupa, uma atitude covarde, mas as Polícias Civil e Militar deram uma resposta rápida a essa barbaridade”, disse.

O delegado-geral enalteceu o trabalho de todos os policiais envolvidos, que saem de casa diariamente para trazer paz à população.

“Todo criminoso é preso com todos os seus direitos resguardados e entregue à Justiça. O de hoje, entretanto, quis enfrentar a polícia, disparando contra os policiais, e o resultado foi a sua própria morte. O nosso objetivo é a vida da sociedade. Não estamos para comemorar a morte de ninguém, mas qualquer criminoso que tentar enfrentar a polícia, o resultado será esse”, comentou.

O secretário da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), Coronel Algenor Teixeira, enfatizou a integração entre as Polícias Civil e Militar e reforçou que as polícias não estão na rua para tirar a vida de ninguém.

“Quem agir de forma agressiva contra os nossos policiais, terá uma resposta na medida em que a Lei permite. Estamos na rua para fazer o nosso trabalho, para prender as pessoas, para conduzir para a Lei, mas não aceitaremos que ninguém atente contra a vida de um policial em uma ocorrência”, destacou.

O delegado Thomaz Vasconcelos Dias, titular da DERFD, disse que a investigação em torno deste crime durou pouco menos de duas semanas, e por meio desta, foi possível identificar a autoria da ação criminosa.

“Wellington Frazão saía de seu trabalho para visitar sua esposa, que está internada em um hospital em razão de uma doença grave. Durante as investigações, o que nos chamou atenção, foi que testemunhas do fato e pessoas que conheciam o autor imploraram pelo anonimato, devido ao alto grau de periculosidade que o indivíduo tinha”, explicou.

Conforme o delegado, no dia 31 de março, na mesma rua onde ocorreu o latrocínio, o homem e sua companheira fizeram três vítimas de roubo. Eles até chegaram a ser presos pela Polícia Militar em razão deste delito.

“Ele tinha um longo histórico de crimes, inclusive já foi preso portando submetralhadora e uma pistola, bem como fazendo escolta de carga de drogas no Bairro da União. Devido à periculosidade dele, no planejamento da operação identificamos a necessidade de ter o apoio operacional da 23ª Cicom e da Core-AM”, disse.

Segundo o delegado, durante a abordagem policial, o homem ofereceu resistência à chegada das equipes policiais, e para cessar a injusta agressão, o indivíduo foi atingido e foi a óbito.

“Com relação à identificação da autoria, assim que tivemos a suspeita da participação dele, que foi pelo vulgo dele, encontramos outros Boletins de Ocorrência (BOs) e outras denúncias, e conseguimos a qualificação dele. Nessas outras ocorrências, as vítimas compareceram à delegacia, o reconheceram como autor do fato do dia 31 de março, e diante dos elementos representamos pelas medidas cautelares”, contou.

O major Paulo Furtado, comandante da 23ª Cicom, a guarnição e os policiais civis da DERFD trabalharam de maneira integrada no levantamento de informações sobre o homem.

“Chegamos a ter informação, após identificá-lo, que ele espalhava pelo bairro que não sairia preso, que enfrentaria os policiais. Com todos esses informes, conseguimos montar esta operação conjunta, para dar uma resposta à família da vítima. A nossa intenção era prendê-lo, porém ele reagiu e foi a óbito”, falou.

Trabalho operacional

O delegado Juan Valério, coordenador da Core-AM, explicou que os policiais precisaram fazer uma ação pontual, furtiva e cirúrgica, pois se trata de um local bastante povoado e com a atuação de organizações criminosas.

“Apesar de ser uma área controlada pelo crime organizado, também residem pessoas sem nenhum envolvimento com o crime. Fomos à localidade em um horário no qual as pessoas estão saindo para trabalhar, então precisávamos ser precisos, para que não houvesse nenhum dano colateral”, citou.

Segundo o delegado, apesar das equipes terem tomado todas as precauções, o indivíduo atentou contra a vida dos policiais, que agiram em legítima defesa para repelir a injusta agressão iminente.

“Ele foi alvejado e socorrido de imediato, entretanto, não resistiu e foi a óbito. Não comemoramos quando há uma morte, pois não é o nosso objetivo, o nosso objetivo é preservar vidas. Queremos que essas pessoas respondam perante à Lei, no entanto, ele optou por essa via”, disse.

Ainda de acordo com o delegado, foram apreendidas a arma utilizada para atentar contra a vida dos policiais e munições, e as investigações continuam para identificar se seria a mesma arma usada no crime.

  

Tags:Denúnciaspoliciapolicia militarprisao
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

SECT ECONOMIA INVESTIMENTO DIVULGACAO 300x169 1
Amazonas

Regularização fundiária impacta a economia regional e pode valorizar em até 70% os imóveis

Por administrador
AMAZONASTURSao Sebastiao do Uatuma recebe Workshop de Turismo Foto Valeria Santurnino Amazonastur 2 300x169 1
Amazonas

São Sebastião do Uatumã: Grupo de 90 prestadores de serviços passa por qualificação em serviços turísticos

Por administrador
WhatsApp Image 2025 07 21 at 162030 1 300x300 1
Amazonas

‘Arte Inclusiva’: Evento cultural promove oficinas e lazer para crianças e PCDs em Manaus

Por administrador
WhatsApp Image 2025 07 21 at 161421 240x300 1
Amazonas

‘Entre Mitos, Encantados e Visagentos’: Obra reúne histórias e reflexões sobre produção literária indígena no Amazonas

Por administrador
FVS RCP Oficina Hepatites Virais FOTO Leticia Araujo FVS RCP 4 300x225 1
Amazonas

Julho Amarelo: Amazonas prepara municípios para atendimento mais rápido a pessoas com hepatites virais

Por administrador
FVS RCP Informe virus respiratorios FOTO Aline Reis FVS RCP 300x184 1
Amazonas

Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado

Por administrador
DAIANA FEITOSA BENEFICIARIA SUBSIDIO FOTO PAULA PESSOA UGPE 300x200 1
Amazonas

Subsídio Entrada do Meu Lar já beneficiou mais de 1,4 mil famílias para compra de imóvel, no Amazonas

Por administrador
Desenvolvimento de atletas no futebol e avaliado em pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas Fotos Acervo do pesquisador Joao Claudio 1 300x163 1
Amazonas

Desenvolvimento de atletas no futebol é avaliado em pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas

Por administrador
Detran AM Operacao Motos sem Placa Creditos Divulgacao Detran AM 1 300x226 1
Amazonas

Detran-AM: Operação registra 30 motocicletas sem placa de identificação

Por administrador
WhatsApp Image 2025 07 21 at 145835 300x225 1
Amazonas

ADS inicia atendimento itinerante para credenciamento de trabalhadores a subvenção da juta e malva em Manacapuru

Por administrador
Arquivo CBMAM2 225x300 1
Amazonas

Corpo de Bombeiros do AM controla princípio de incêndio causado por ventilador superaquecido

Por administrador
capa boletim 2 300x250 1
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta segunda-feira (21/07)

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?