Em continuidade à missão de prospectar novos negócios e atrair empresas para a Zona Franca de Manaus (ZFM), a Suframa acompanhou esta semana, durante a Eletrolar Show 2024, o pré-lançamento de alguns produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM) pelas empresas Gree Brasil e Aiwa/Mondial. Entre eles estão o ar-condicionado Cassete 1 Via e o G- Diamond auto inverter apresentado pela Gree, e a Air Fryer com visor transparente (AF-50) da Mondial, além da nova linha de áudio e vídeo colocados na exposição pela Aiwa.
Com a exposição de ambas na feira, é possível identificar o impacto que a Zona Franca de Manaus (ZFM) tem em todo o Brasil e a relevância do projeto para a região, como destacou o superintendente-adjunto de Projetos da Autarquia, Leopoldo Montenegro. “É importante a gente estar aqui no evento, para divulgar um pouquinho da Zona Franca. Para que essas pessoas, que não conhecem o projeto, possam identificar oportunidades de trabalhar os seus produtos lá com a gente. Acompanhamos os pré-lançamentos, mas também utilizamos a feira para falar um pouco da reforma tributária e reforçar a informação de que a Zona Franca de Manaus está resguardada até 2073, que os incentivos fiscais vão continuar. Isso, sem sombra de dúvidas, é um atrativo a mais para que possamos levar, cada vez mais, bons negócios para os estados da Amazônia Ocidental e Amapá”, frisou Montenegro.
De acordo com informações técnicas repassadas, o Cassete 1 Via é equipado com display LED intuitivo e com um sistema inteligente que oferece controle preciso da temperatura, o que favorece a redução significativa do consumo de energia e Auto reparing, que em caso de defeito relacionado a mau funcionamento, que não seja sistêmico, o produto é capaz de corrigir a falha em tempo real. Além disso, o equipamento conta com a capacidade de resfriamento mais rápido e maior garantia do mercado, com 5 anos no produto e 10 anos no compressor.
Já o G Diamond Auto inverter, possui um design exclusivo, com inteligência artificial integrada, uma nova forma de conforto térmico em que o uso de algoritmo combinado com as leituras dos parâmetros e condições do ambiente permite ao sistema calcular o melhor ponto de operação, gerando redução do consumo e aumento de eficiência.
Já na linha áudio e vídeo, da Aiwa/Mondial, destacam-se o Boombox Aiwa BBS-01, com 200 RS de potência, Bluetooth e o inovador 3 Way Speaker System, um processador que divide as três vias de som (graves, médios e agudos), garantindo potência máxima em todos; e as TVs de 65, 75 e até 100 polegadas (já em produção no PIM), do tipo Smart, 4K Ultra HD, tecnologia Dolby Atmos e Vision, Blue Protect, Bluetooth, Google TV e comando de voz com Google Assistent. Tem ainda a televisão portátil de 24 polegadas cuja bateria tem duração de três horas, e o micro-ondas, de 24 a 32 litros.
A Gree Brasil é a maior fabricante de ar condicionado do mundo, de acordo com a lista das “2.000 maiores empresas do mundo” da revista Forbes. No Brasil há mais de 25 anos, conta com sede em Manaus e filial em São Paulo, com mais de 1.200 funcionários. “Manaus é o lugar mais importante para a indústria de eletrônicos no Brasil. Eu acho que a maioria dos produtos mostrados aqui são fabricados em Manaus. A Gree cresceu muito nos últimos 25 anos e a Suframa sempre tem nos ajudado a melhorar ainda mais com os nossos resultados”, afirmou o diretor Executivo da empresa, Ronald Wang.
Marca integrante do Grupo MK e fundada em 2000, a Mondial/Aiwa ocupou o lugar da Sony há três anos no PIM e se destaca pelas vendas de diferentes eletrodomésticos portáteis, tais como air fryers, ventiladores, liquidificadores, batedeiras, escovas, entre outros produtos que foram apresentados à alta cúpula da Autarquia pelo diretor Industrial, Pedro Orlando.
O cofundador do Grupo MK e detentor da Mondial, XZone e Aiwa, Giovanni Cardoso, também esteve presente no evento e fez uma síntese da evolução da empresa. “Nós compramos a fábrica da Sony em Manaus e, na sequência, licenciamos a marca AIWA para oferecer ao mercado produtos de altíssima qualidade, tecnologia e potência. Nossos investimentos foram crescendo e a planta de 27 mil metros quadrados será ampliada em mais 19 mil metros até novembro, totalizando 46 mil metros quadrados. Os 222 funcionários que já tralhavam para a Sony, se transformaram em 1.400 e chegarão aos 1.700 até o fim do ano. Nos orgulhamos muito por ampliar, em mais de 660%, a geração de empregos e de podermos contribuir com o desenvolvimento do Polo Industrial de Manaus, bem como de todo o País, salientou Cardoso”.
EncerramentoA 17ª Eletrolar Show chega ao fim nesta quinta-feira (18), no Transamérica Expo Center, em São Paulo, com números positivos a comemorar para o fortalecimento da ZFM, inclusive, no campo da pesquisa, segundo avaliação do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira. “As empresas têm investido em novos produtos, novas tecnologias, e isso é muito bom para o crescimento da Zona Franca. Estamos de parabéns com os lançamentos que vimos aqui”, destacou Vieira.