Há 58 minutos
Foram 45 Unidades Gestoras agraciadas com selo de reconhecimento
Foto: Antonio Lima/Secom
O 2º Encontro Estadual de Controle Interno, promovido e organizado pelo Conselho Estadual de Controle Interno (Ceciam), com a coordenação da Controladoria Geral do Estado (CGE-AM), reuniu responsáveis pelo Controle Interno de diferentes poderes para discutir boas práticas de Controle Interno na administração pública, na manhã de hoje (13/09), no auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A subcontroladora-geral de Controle Interno, Lúcia Magalhães, destacou a entrega dos selos entregues aos gestores do Poder Executivo, homenageados em reconhecimento aos seus esforços para aprimorar o sistema de Controle Interno. “Esses gestores têm se destacado no desenvolvimento de programas de integridade, gestão de risco e mecanismos de controle e nada mais justo que façamos esse reconhecimento”, disse.
Foto: Antonio Lima/Secom
Dos 126 gestores do Poder Executivo, 31 receberam o selo bronze por iniciarem programas de integridade, 4 receberam o selo prata por terem programas aprovados e 8 foram agraciados com o selo ouro por terem programas implementados e em andamento. “A ideia é animar e estimular todos a desenvolver esses projetos para que possamos ter um sistema de Controle Interno realmente eficaz, que produza resultados positivos para a sociedade”, explicou Lúcia Magalhães.
O controlador-geral, Jeibson Justiniano, fez a abertura do evento e destacou a importância da cultura de Controle Interno no poder público estadual, assim como o apoio do governador Wilson Lima para o desenvolvimento do trabalho da Controladoria. “O objetivo é direcionar as unidades à eficiência e à correção de falhas. O Controle Interno não é apenas uma atividade administrativa, mas fundamental para a boa gestão, oferecendo segurança ao gestor e suporte às áreas finalísticas”, afirmou.
Foto: Antonio Lima/Secom
A superintendente da Controladoria Geral da União no Amazonas, Esmeralda Rodrigues, também destacou a relevância do Controle Interno. “Um controle interno bem estruturado dá segurança ao gestor e permite uma atuação mais eficaz e transparente. A ideia é que todas as áreas finalísticas tenham um suporte melhorado”, disse.
Foto: Antonio Lima/Secom
Avanços
Jeibson anunciou ainda que a CGE-AM irá disponibilizar um modelo de Programa de Integridade para que as Unidades Gestoras que ainda não adotaram tenham a sua implantação facilitada. “Faremos ainda o lançamento da primeira instrução normativa de proteção de dados do Estado do Amazonas, além de disponibilizar o módulo de tratamento de dados pessoais no Siged”, concluiu
Link de acesso à lista completa dos gestores contemplados com os selos Bronze, Prata e Ouro: https://drive.google.com/file/d/10l0AsqMRoeWf2NVoY_JSXU45L68qpcuA/view