Há 9 minutos
Médicos residentes e participantes acompanharam, ao vivo, os procedimentos de alta complexidade com técnicas minimamente invasivas, feitos no centro cirúrgico da FHAJ
FOTO: Divulgação/FHAJ
A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), concluiu neste domingo (1º/12), a sétima edição do “EndoUro Experts”, evento que reuniu, em Manaus, alguns dos principais urologistas do Brasil e do exterior. O curso, iniciado na sexta-feira (29/11), transmitiu ao vivo, diretamente do centro cirúrgico do hospital, procedimentos de alta complexidade. Ao todo, 16 pacientes foram operados durante a capacitação, utilizando técnicas minimamente invasivas.
O diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes, explicou que médicos residentes e outros participantes puderam acompanhar em tempo real as mais avançadas técnicas e abordagens da especialidade. Para Menezes, o evento foi um momento extremamente significativo para o Estado do Amazonas.
“É um marco para um hospital público! Estamos oferecendo a mesma qualidade de tecnologia encontrada nos grandes centros cirúrgicos do Brasil. Isso é extremamente gratificante, pois mostra que estamos no caminho certo para contribuir com o avanço da urologia e o bem-estar dos nossos pacientes”, disse o diretor, destacando que que foi a primeira vez que o EndoUro Experts foi realizado fora de Curitiba (PR), cidade sede das edições anteriores.
O coordenador do evento, o médico urologista Ítalo Cortez, explicou que o curso trouxe uma capacitação valiosa para os alunos de EndoUrologia avançada. “Os participantes puderam conhecer inovações tecnológicas e modernas, com e equipamentos de última geração para o tratamento de cálculos renais e patologias da próstata”, afirmou.
Cortez também detalhou que todos os pacientes foram rigorosamente avaliados e selecionados, por meio do Sistema de Regulação do Amazonas. Um dos casos foi de um homem de 39 anos, que apresentava cálculos renais agravados após a pandemia da Covid-19. Durante o procedimento, os especialistas utilizaram uma técnica de cirurgia combinada com laser, o que ajudou a devolver a qualidade de vida ao paciente.
EndoUro em Manaus
Entre os médicos convidados, esteve o médico Giovanni Marchini, coordenador científico do Grupo de Endourologia e Litíase Renal da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, que enfatizou a importância de trazer a edição do EndoUro para o Amazonas.
“Gostaria de agradecer a oportunidade de estar em Manaus, trazendo pela primeira vez este evento para fora de Curitiba. É uma grande chance para nós trocarmos conhecimento e pensarmos em estratégias inovadoras para atender melhor os nossos pacientes”, afirmou.
Magnum Pereira, médico residente em Urologia, destacou que foi sua primeira participação no EndoUro Experts e falou da experiência. “É indescritível poder participar deste grande evento em minha própria cidade. Ver essas cirurgias inovadoras e contar com uma equipe altamente capacitada para ensinar os alunos é uma experiência muito satisfatória”, comentou.
FOTOS: Divulgação/FHAJO evento de treinamento avançado também ofereceu aos participantes a oportunidade de desenvolver habilidades em diversos contextos clínicos, sempre com a supervisão e feedback imediato dos profissionais responsáveis pelos procedimentos.
Dados
Recentemente, a FHAJ tem ampliado sua capacidade de realização de cirurgias urológicas. De janeiro até outubro deste ano, já foram realizados 540 procedimentos, superando o total de 502 cirurgias realizadas em todo o ano passado.
A contratação de serviços especializados e o uso de equipamentos modernos e alta tecnologia adquiridos este ano pelo Governo do Amazonas, têm contribuído para uma recuperação mais rápida, com menor nível de dor pós-operatória e redução de infecções, promovendo a restauração da qualidade de vida dos pacientes da FHAJ.