Cinco representantes da força feminina do Tribunal foram sorteadas para ensaio fotográfico
Valorizar a força feminina da Justiça do Trabalho é uma das prioridades do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) e uma ação do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina, coordenado pela juíza substituta Larissa de Souza Carril levou empoderamento, reconhecimento e promoção da auto-estima por meio de um ensaio fotográfico que teve cinco mulheres contempladas entre magistradas, servidoras, terceirizadas e estagiárias. O ensaio ocorreu em março, nas comemorações do Dia das Mulheres.
O ensaio teve como tema “Luzes e Lírios” e as mulheres escolhidas por sorteio tiveram direito ainda a maquiagem e penteado. A escolha do tema ocorreu porque os lírios costuma ser associados à feminilidade, á maternidade, afeto, gratidão e ternura. Também simbolizam a capacidade de florescer na adversidade o que representa bem a tenacidade das mulheres da Justiça do Trabalho do Regional.
As sorteadas foram, desembargadora Solange Maria Santiago de Morais, juíza Amanda Midori Ogo de Pinho, servidora Martha Arruda Oliveira, terceirizada Marlene Gurjão da Silva e a estagiária, Victoria Pinto Andrade. Algumas deram seu depoimento sobre a homenagem e como reagiram ao resultado do ensaio.
Decana do TRT-11, aclamada presidente do Tribunal no biênio 2002/2004 , ex-diretora da Escola Judicial (Ejud 11) e atualmente à frente do Centro de Memória da Justiça do Trabalho (Cemej), a desembargadora Solange Maria Santiago de Morais parabenizou toda a organização da ação e todas as mulheres que participaram do ensaio. “Foi tudo ótimo, muito bem organizado. Uma excelente forma de homenagear a categoria feminina”, declarou.
A Juíza Amada Midori é a coordenadora do Projeto Trabalho Seguro, do TRT-11 e classificou a experiência como “inovadora” por proporcionar um exercício de feminilidade no ambiente do Judiciário. “Embora em nosso regional a igualdade de gênero, quanto aos magistrados, esteja muito próxima numericamente, é sabido que no meio jurídico ainda predomina a atuação masculina e, muitas vezes, as mulheres sentem necessidade de abrir mão de características tradicionalmente tidas como femininas para sua atuação profissional”, disse. “Acredito que, ao propor o ensaio fotográfico, o Comitê Regional de Incentivo à Participação Institucional Feminina justamente buscou valorizar essas características, com o empoderamento de mulheres que representam as trabalhadoras do regional: desembargadoras, juízas, servidoras, estagiárias e terceirizadas”, acrescentou.
Especialmente para a terceirizada Marlene Gurjão da Silva, o ensaio fotográfico marcou uma visibilidade dentro do ambiente de trabalho e um outro olhar de si mesma. “Eu fui muito bem tratada, me senti muito bem. Eu me senti muito bonita com a maquiagem e eu nunca tinha sido chamada pra nenhuma homenagem antes, eu nunca tinha feito um ensaio fotográfico antes, nem em outros lugares que trabalhei. Eu sou muito grata ao TRT-11 por ter sido escolhida”, declarou.
A coordenadora do Comitê de à Participação Institucional Feminina, Larissa de Souza Carril exaltou o sucesso da campanha. “Além de trabalhar a imagem e o reconhecimento dessas mulheres esta ação acabaria por incentivar a ampla participação feminina em nosso Tribunal. Foi surpreendente ver mais de cem mulheres se inscrevendo na ação. Agradeço a cada mulher que se inscreveu e, principalmente, aos membros do nosso Comitê , que foram incansáveis na ação”, disse.
A juíza também citou especialmente as contempladas com o ensaio. “Agradeço imensamente às mulheres que participaram das fotos, todas levando muita alegria ao dia e nos ajudando a propagar a mensagem de reconhecimento ao trabalho das mulheres. Espero que a excelentíssima desembargadora Solange Maria Santiago Morais. A excelentíssima juíza Amanda Midori, a Dona Marlene, a Martha e a Victoria levem esse dia das fotos como um dia feliz e um dia de reconhecimento”, parabenizou.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Emerson Medina
Fotos: Thais Manalla