Ação vai unir conscientização da sustentabilidade com a segurança no ambiente de Trabalho
Entregas de mudas vão marcar as ações do Abril Verde, evento que marca as atividades do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) de prevenção aos acidentes de Trabalho. A entrega acontecerá na próxima sexta-feira, 19/4, na sede do TRT-11, na Avenida Visconde de Porto Alegre, bairro Praça 14, zona centro-sul a partir das 10h.
A distribuição das mudas une o apelo da sustentabilidade com a preservação da qualidade de vida e integridade física e mental dos trabalhadores, afinal, assim como acontece com o meio ambiente, o cuidado com o trabalhador também exige, atenção, dedicação e proteção. É o que destaca a coordenadora do Programa Trabalho Seguro, do TRT-11, responsável pela ação, juíza Amanda Midori Ogo Alcantara de Pinho
Este ano estarão colocadas para distribuição 200 mudas frutífuras para magistrados servidores, terceirizados e comunidade do entorno do TRT-11. As mudas foram doadas do Viveiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
Data internacional
O Abril Verde foi instituído em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) que estabeleceu ainda o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121, de 2005, instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.
De acordo com a juíza Amanda Midori, o TRT-11 também fará a iluminação de seus prédios com a cor do tema. Haverá também uma iluminação especial do Teatro Amazonas no dia 18/4 e, no dia 26/4 o Abril Verde será tema do evento “A Difícil Arte de Jugar”, voltado para escolas públicas de Manaus.
Segundo os últimos dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (Smart Lab) realizados em 2022, 612,9 mil acidentes foram notificados no Amazonas, relatando casos com carteira assinada. Em Roraima as notificações somaram 867 casos.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Emerson Medina
Foto: Rennard Silva