Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > essocialização: Medidas socioeducativas aplicadas no Amazonas recuperaram 54 adolescentes em conflito com a lei em 2024
Amazonas

essocialização: Medidas socioeducativas aplicadas no Amazonas recuperaram 54 adolescentes em conflito com a lei em 2024

18 de julho de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 19 minutos

Estado trabalha com política preconizada pelo ECA

FOTOS: Drance Jézus /SejuscTer segundas chances é essencial para quem quer mudar sua história, e o estudante e menor aprendiz Kelvin Lopes, de 18 anos, conquistou uma nova perspectiva de vida ao cumprir medida no Centro Socioeducativo Raimundo Parente. A unidade, gerida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), é uma das iniciativas que atendem adolescentes em conflito com a lei.

No local, são realizadas atividades de esporte, saúde, cultura e lazer, além do ensino fundamental e Médio, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Foi nesse contexto que, o então adolescente, Kelvin Lopes percebeu que podia mudar seu futuro e ter uma formação que lhe permitisse ser inserido no mercado de trabalho.

Além dele, outros 53 adolescentes já foram ressocializados, entre janeiro e junho deste ano. Atualmente, são 42 adolescentes cumprindo medida nas cinco unidades socioeducativas.

“Eu percebi o meu erro, o que eu fiz, a gravidade do meu ato infracional. Mas ali eu aprendi várias coisas, sobre como ajudar a população. Cheguei ali deprimido, angustiado, pensando que tudo já tinha acabado para mim, mas não, era só o começo de uma nova caminhada que eu ia ter aqui na frente”, avaliou o egresso.

Daniel Garcia, gerente de Projetos de Política para Crianças e Adolescentes, da Secretaria Executiva dos Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca), explica que, ao chegar em uma das unidades socioeducativas, o adolescente passa pela triagem de saúde, depois, é verificado o nível de ensino dele, para que seja matriculado e dê continuidade ao estudo básico.

Os socioeducandos também têm acompanhamento jurídico, psicossocial e encaminhamento ao mercado de trabalho, por meio das parcerias públicas e privadas com a SEJUSC.

FOTO: Drance Jézus /SEJUSC

“O adolescente não é visto mais pelo ato que ele cometeu, mas como um ser humano. Um adolescente é um ser em transformação. Todo o trabalho do sistema socioeducativo vem para garantir que aquele adolescente tenha uma ampliação de possibilidades e consiga ter uma tomada de decisão diferente”, garante Daniel.

Amparados pela correta execução das políticas para Crianças e Adolescentes, outros quatro ressocializados foram inseridos no mercado de trabalho. Além disso, eles poderão cursar o ensino superior em uma universidade particular parceira do Governo do Amazonas, por meio do projeto #Conectados. Atualmente, os candidatos se preparam para prestar o vestibular e vislumbrar um futuro diferente.

“Apesar do erro que a gente tenha cometido no nosso passado e enfrentado tudo lá dentro, é só um recomeço para nossa vida aqui fora […] O emprego que eles conseguiram para mim foi de jovem aprendiz, no ano passado, em setembro, eu comecei e já tô terminando”, conta o rapaz, que há quase um ano tem o próprio salário.

FOTO: Drance Jézus /SEJUSC

Para ser indicado a uma vaga em uma instituição parceira, Kelvin se preparou com os cursos oferecidos nos socioeducativos. “Fiz curso pelo setor pedagógico, de artesanato, informática básica e avançada, logística básica […], tive que aprender várias coisas, hoje em dia o curso de informática básica avançada, é o mais importante para se inserir no mercado de trabalho”, conta o aprendiz.

Em 2024, o #Conectados tem cinco egressos do sistema socioeducativo cursando o ensino superior e inseridos no mercado de trabalho.

Tags:Ensino SuperiorGoverno do Amazonasmanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Em ação conjunta, PC-AM e Receita Federal apreendem maconha avaliada em R$ 1 milhão em freezer de transportadora

Por administrador
Amazonas

Feiras de Produtos Regionais da ADS passam a comercializar café da variedade Robusta Amazônica

Por administrador
Amazonas

Palácio Rio Negro recebe exposição que celebra o protagonismo artístico de idosas em Manaus

Por administrador
Amazonas

Curso de Defesa Pessoal Feminina já alcançou mais de 4 mil mulheres no Amazonas

Por administrador
Amazonas

Balanço 2025: Cirurgias no abdômen e pelve foram as mais demandadas na FCecon

Por administrador
Amazonas

Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar da Secretaria de Educação é destaque nacional por valorização da cultura da paz

Por administrador
Amazonas

Hemoam moderniza diagnóstico de doenças infecciosas com tecnologia inédita no estado

Por administrador
Amazonas

Em Brasília, Sedecti destaca ação do MDIC para solução do impasse do PPB no polo de ar-condicionado

Por administrador
Amazonas

Em 2025, Sejusc alcançou mais de 3,9 mil pessoas com ações sobre igualdade racial e intolerância religiosa

Por administrador
Amazonas

Governo do Estado lança a 4ª fase do programa Atualiza Pescador em Iranduba

Por administrador
Amazonas

Seas abre inscrições para curso do Projeto Padaria Artesanal

Por administrador
Amazonas

IML procura pelos familiares de Geferson Silva Bentes

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?