Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Estiagem: SES-AM e FVS-RCP já realizaram visitas técnicas a 13 municípios reforçando suporte de combate ao fenômeno climático
Amazonas

Estiagem: SES-AM e FVS-RCP já realizaram visitas técnicas a 13 municípios reforçando suporte de combate ao fenômeno climático

28 de agosto de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 4 minutos

Equipes volantes fortalecem estratégias de saúde no período de estiagem

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) seguem realizando visitas técnicas de suporte ao combate à estiagem nos municípios do Amazonas. Foram 13 municípios, em situação de emergência ambiental, atendidos pelas equipes volantes que atuam reforçando medidas de assistência e vigilância em saúde.

Outros cinco municípios serão visitados em setembro e profissionais participaram de reunião para alinhamento das ações, nesta quarta-feira (28/08). Durante as visitas técnicas, é realizado alinhamento de fluxos de vigilância e assistência e identificação das necessidades do município por ocasião da estiagem e vazante dos rios.

Os contatos são realizados junto às Secretarias Municipais de saúde, Defesa Civil municipais e demais instituições que têm interface no combate à estiagem.

De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, as visitam técnicas aos municípios fazem parte do cronograma de ações voltadas para o período de estiagem, contidas no Plano de Contingência do Governo do Amazonas.

“Cada município tem sua particularidade, então, além do envio de medicamentos, insumos e monitoramento da situação, com uso de tecnologia, nós também estamos com equipes capacitando os servidores das cidades atingidas, ouvindo cada secretaria municipal e indicando as melhores práticas a serem adotadas nesse período”, disse.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCPNos meses de julho e agosto, as visitas técnicas de saúde chegaram a Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Borba, Eirunepé, Envira, Juruá, Manicoré, Pauini, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Uarini. Os municípios visitados estão em situação de emergência ambiental por ocasião da vazante dos rios, registrado em decreto estadual, ou foram contemplados diante da necessidade de ações de vigilância em saúde.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, as ações prioritárias nas visitas técnicas incluem caracterização da situação de saúde dos municípios. “Os profissionais avaliam, inclusive, os estoques de insumos, como medicamentos, soros antivenenos, vacinas e a chegada de hipoclorito de sódio 2,5%, usado para purificar água para consumo humano”, disse a diretora.

Por ocasião da estiagem de 2024, foram encaminhados, de forma estratégica, 160 mil frascos de hipoclorito de sódio 2,5% para 28 municípios nas calhas dos rios Juruá, Purus, Madeira e Alto Solimões. De janeiro a agosto, o total de unidades distribuídas é de 4 milhões de frascos.

“Diante do diagnóstico situacional, os profissionais realizam recomendações com destaque para o monitoramento contínuo de todos os agravos, fortalecendo a sensibilidade para identificação de doenças e notificação de casos em tempo oportuno”, acrescenta o diretor responsável pelo Planejamento, Emergências em saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany.

Durante as visitas técnicas, os profissionais de saúde realizam, ainda, articulação de visita em comunidades rurais, apoio ao diagnóstico laboratorial, suporte ao enfrentamento de vírus respiratórios, além de reforçar o combate a arboviroses, malária, acidentes por animais peçonhentos e levantamento de insumos que fazem parte do kit calamidade voltado para o atendimento básico de saúde.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCPEm setembro, outros cinco municípios do Amazonas vão receber as equipes de profissionais de saúde para realização do diagnóstico situacional e reforço no enfrentamento da saúde por ocasião da estiagem e vazante dos rios. São eles: Canutama, Fonte Boa, Japurá, Maraã e Tonantins. Nesta quarta-feira (28/08), os profissionais da SES-AM e FVS-RCP realizaram alinhamento das ações a serem desenvolvidas nas localidades.

Tags:AcidentesAmaturáAtalaia do NorteBenjamin ConstantBoca do AcreBorbaCanutamaeirunepeEnviraFonte BoaGoverno do AmazonasjapuraJuruámanchetemanicoreMaraãPauiniSão Paulo de OlivençaTabatingaTonantinsUarini
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo

Por administrador
Amazonas

Sema apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Abema

Por administrador
Amazonas

PC-AM orienta a população sobre ilegalidades de procedimentos estéticos realizados por dentistas sem especialização

Por administrador
Amazonas

Cigás busca estreitar parceria com setor imobiliário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por administrador
Amazonas

‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães

Por administrador
Amazonas

FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social

Por administrador
Amazonas

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?