Há 56 minutos
O congresso de caráter interdisciplinar acontece de 25 a 28 de novembro, na Universidade Federal do Amazonas
Foto: Divulgação/SisCultura
Manaus sediará o evento “SisCultura: Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Amazônia”, nos dias 25 a 28 de novembro. A iniciativa, apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), está em sua sexta edição e traz o tema “Território, Sustentabilidade e Gênero”, com o objetivo de promover discussões sobre os desafios que as ciências humanas e sociais enfrentam na Amazônia.
O evento amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital nº 001/2024, da Fapeam, será realizado no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no setor norte do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada no Coroado I, zona leste de Manaus.
A programação inclui a realização de minicursos e oficinas sobre variados temas que envolvem a Pan-Amazônia, seminários, rodas de conversa, mesas-redondas, apresentações de dez grupos de trabalho, painéis temáticos, exposição de banners, bem como manifestações artísticas e culturais. Confira a programação completa em: https://www.even3.com.br/6-siscultura/
A iniciativa é realizada pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da Ufam sob a coordenação doutora em Ciências do Desporto Artemis de Araújo Soares, membro do PPGSCA e professora titular da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Ufam.
“A escolha dessa temática reflete a importância de abordar questões críticas que afetam diretamente a Amazônia, como a disputa por territórios, as questões de gênero e a busca por um desenvolvimento sustentável”, esclareceu Artemis Soares.
6° SisCultura
O SisCultura tem o propósito de dar voz aos protagonistas das experiências que envolvem esses conflitos, mobilizando não apenas aqueles que fazem parte do meio acadêmico, mas também da sociedade e do poder público. E desta maneira, impedir o apagamento das populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas.
Outros dois pontos em discussão no evento envolvem o desenvolvimento de políticas públicas de sustentabilidade e a atuação das mulheres como protagonistas das ações de defesa desses territórios, tanto na gestão política quanto na área ambiental.
Além de lideranças reconhecidas entre esses povos, o congresso contará com a presença de ambientalistas, pesquisadores, escritores, professores e estudantes. A expectativa é ampliar os estudos sobre a Amazônia.
“O PPGSCA espera que o evento traga uma grande contribuição acadêmica-científica tanto para o programa quanto para outras instituições que participarão, principalmente para a Amazônia”, apontou a professora.
O evento também será transmitido no YouTube: https://www.youtube.com/@ppgscaufam, com tradução em Libras.
Lançamento de livros
Durante o congresso, serão lançados livros de autores participantes do 6° SisCultura. Uma das obras homenageia os 25 anos do PPGSCA, com resumos de dissertações e teses de egressos do programa.
“A cada edição, o evento vem crescendo mais. Esperamos que a integração regional com a Pan-Amazônia e a integração internacional com América Latina, África e Europa se intensifique a médio e longo prazos”, disse a coordenadora, explicando a necessidade de se considerar a diversidade cultural da região e as interações de diferentes pesquisadores em um cenário global.
Parev
O Parev visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Eventos científicos da Fapeam
A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-3/