Há 10 minutos
Atividades como medicina, gastronomia, artes cênicas e jornalismo foram apresentadas para mais de 400 estudantes
Foto: Eduardo Cavalcante
Para mais de 400 alunos da Escola Estadual EE Profº Demostenes Belduque de Araújo Travessa, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, uma atividade específica foi de descobertas que podem influenciar o futuro de todos. Com a primeira edição da ‘Feira das Profissões’, os estudantes do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) da unidade puderam descobrir novas carreiras profissionais, a partir de encenações, pesquisas e ornamentações temáticas.
Organizada pelos próprios estudantes da escola Demostenes Belduque de Araújo Travessa, a Feira das Profissões, realizada na quarta-feira (18/09), colocou os discentes em papel de reflexão. E foi dessa maneira que a aluna Nathaly Martins, 15, propôs que a turma dela escolhesse Artes Cênicas e Jornalismo. De acordo com a estudante, a informação e a cultura são temas essenciais para a sociedade.
“Pensamos nessas profissões em conjunto. Na de jornalista, que ajuda a divulgar o trabalho do artista e, dessa forma, trouxemos eles para nossa apresentação. São carreiras muito importantes, mas pouco reconhecidas e por isso escolhemos”, ressaltou a aluna.
Já para o estudante Taylor de Souza, 15, a atividade escolar serviu como orientação para o futuro. Na encenação, o aluno ficou com o papel do repórter e disse que agora já pensa em seguir na profissão.
Foto: Eduardo Cavalcante
“Trabalho para mim significa dignidade, possibilidade de mudar minha qualidade de vida. Significa poder evoluir conforme meu esforço. Quero ser jornalista, porque nunca fui tímido e a profissão é muito importante para a população”, compartilhou o aluno.
O projeto nasceu em 2018 na EE Vasco Vasques, também na zona leste. Na época, a educadora Elizandra Nunes, que hoje é gestora da EE Demostenes Belduque, integrava o corpo docente da instituição. Quando ela assumiu o cargo em sua unidade de ensino atual, trouxe a ideia para a nova equipe docente. E foi a professora Raimunda Seabra, da disciplina de Língua Portuguesa, que assumiu o projeto. Entretanto, a iniciativa precisou de algumas adequações na outra unidade de ensino.
Na EE Vasco Vasques, são as turmas de 3ª série do Ensino Médio que preparam as feiras. Já na Demóstenes, o trabalho foi realizado pelas salas de 9º ano, enquanto as outras turmas apreciaram no papel de espectadoras. Apesar da ideia ser antiga, na prática, a feira aconteceu de maneira célere, com apenas um mês de preparação. A professora Grace Nathalya Cardoso, que auxiliou Raimunda, falou sobre as etapas da feira.
Foto: Eduardo Cavalcante
“Levamos as ideias até eles e eles próprios escolheram sobre as profissões que desejavam apresentar, de maneira democrática, com votações. Depois, as encenações foram idealizadas e nós ficamos apenas como suporte. A professora Raimunda também auxiliou enquanto figurinista e, assim, construímos nosso momento. A ideia era trazer a reflexão, colocar dentro deles a vontade de sonhar com o futuro”, compartilhou Grace, que ministra a disciplina de Ciências.
Três salas prepararam trabalhos. A primeira turma do 9º ano ficou com Medicina enquanto profissão, e a apresentação contou com uma teatralização sobre procedimentos médicos em ambientes hospitalares. Já a segunda turma ficou com Artes Cênicas e Jornalismo, e os estudantes simularam uma cobertura jornalística com atores de filmes, além das gravações do longa-metragem. Já a terceira turma apresentou sobre Gastronomia e contou com amostras de doces de diferentes culinárias.