Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Festival de Parintins 2024: Espaço ‘Recicla, Galera’ se firma como centro de sustentabilidade da festa dos bumbás
Amazonas

Festival de Parintins 2024: Espaço ‘Recicla, Galera’ se firma como centro de sustentabilidade da festa dos bumbás

24 de junho de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 18 minutos

Torcedores podem trocar resíduos recicláveis por brindes e participar de atividades de educação ambiental

Foto: Alex Pazuello/SECOM

Foi dada a largada para a terceira edição do ‘Recicla, Galera’, a maior ação de Sustentabilidade do Festival de Parintins. Nesta segunda-feira (24/06), foi ativado o Espaço Sustentável, instalado na região central de do município para ser um centro de coleta, destinação e triagem de resíduos em tempo real, além de atividades de educação ambiental e troca de materiais recicláveis por brindes.

O projeto é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), e Sistema Coca-Cola Brasil. Reforçando o compromisso do Festival com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, o espaço ‘Recicla, Galera’ ampliará as experiências interativas de sucesso realizadas nos últimos anos, além de implementar novas ações sustentáveis.

“A grande novidade esse ano são nossas máquinas coletoras, onde o torcedor dos dois bois podem visitar nossa tenda, trazer seus resíduos e trocar por brindes”, ressaltou a secretária executiva-adjunta de gestão ambiental da SEMA, Fabrícia Arruda, na abertura dos trabalhos na Tenda Sustentável, que inclui circuito de educação ambiental e circuito de triagem sob a responsabilidade da Associação de Catadores de Parintins.

Foto: Alex Pazuello/SECOM

No local, o público poderá acompanhar o processo de gestão de resíduos realizado pela Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) e ainda ganhar brindes por meio de atividades interativas como Vira Roleta, Dominó, Quebra-cabeça e outras. O espaço também conta com áreas instagramáveis e atividades de educação ambiental.

Reciclou, ganhou!

Neste ano, o Espaço ‘ReciclaGalera’ vem com uma novidade imperdível. Máquinas coletoras automatizadas foram instaladas no local, para que visitantes destinem seus resíduos recicláveis e pontuem para um dos bois: Caprichoso ou Garantido.

Nos equipamentos, podem ser destinadas latinhas ou garrafas PET. O descarte de cinco ou 15 resíduos, de uma única vez, é recompensado com brindes exclusivos: cinco resíduos podem ser trocados por uma bebida do portfólio Coca-Cola Brasil, enquanto o descarte de 15 itens poderá ser trocado por um bucket, uma pochete ou um copo do seu boi.

Foto: Alex Pazuello/SECOM

Ao final da competição, a pontuação das máquinas será somada à quantidade de resíduos coletados e descartados corretamente pelas Galeras Itens 19, no Bumbódromo, durante as três noites do Festival. O da torcida que mais se engajar na reciclagem levará o título de Campeão Sustentável do 57º Festival de Parintins e um investimento de R$20 mil reais para aplicação em ações ambientais.

O vencedor da disputa será conhecido no dia 1º de julho, antes da premiação geral do festival. O Espaço Sustentável ‘Recicla Galera’ funcionará até o dia 30 de junho, das 8h às 17h, na Praça da Liberdade, localizada na Rua Governador Leopoldo Neves, Centro de Parintins.

Foto: Alex Pazuello/SECOM

Sobre o Recicla, Galera

O projeto ‘Recicla, Galera’ é a maior iniciativa ambiental do Festival de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da SEMA, e o Sistema Coca-Cola Brasil. A execução operacional é realizada pelo Impact Hub Manaus.

O projeto visa promover um festival mais sustentável, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. Nas duas edições anteriores, mais de 7,8 toneladas de resíduos foram encaminhadas para reciclagem.

A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa (SEC), junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O Sebrae, a Solar Coca-Cola e a Associação dos Catadores de Parintins (Ascalpin) também são parceiros da iniciativa.

Tags:Educação AmbientalGoverno do AmazonasManausmanchetemeio ambienteparintins
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sefaz divulga vencedores da Nota Fiscal Amazonense com prêmios de até R$ 30 mil

Por administrador
Amazonas

FCecon destaca a relevância das mulheres e meninas na pesquisa em oncologia

Por administrador
Amazonas

Inscrições abertas para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática

Por administrador
Amazonas

Cosama celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e destaca protagonismo feminino no saneamento do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Sepet realiza agendamento do Castramóvel para o Governo Presente no Tarumã

Por administrador
Amazonas

Forças de Segurança realizam a prisão de cerca de 40 pessoas e apreensão de adolescentes por apologia ao crime durante queima de fogos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil alerta sobre sinais e medidas preventivas contra o bullying nos ambientes escolares e digitais

Por administrador
Amazonas

FUnATI destaca protagonismo feminino no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Por administrador
Amazonas

SES-AM apresenta ao TCE o novo Hospital do Sangue e a programação prevista para início de funcionamento

Por administrador
Amazonas

Operação Águia reforça policiamento em bairros estratégicos de Manaus e Região Metropolitana

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca bioeconomia, empreendedorismo e geração de renda durante inauguração de Centro de Distribuição da Natura em Manaus

Por administrador
Amazonas

Depca reforça atuação e esclarece inexistência de registros de tráfico humano interestadual ou internacional de crianças e adolescentes

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?