Há 58 minutos
As equipes visitaram postos de combustível – terrestre e fluvial (pontões) – supermercados, feiras e mercadinhos
Foto: Evandro Seixas/Secom; Maria Paula Montenegro/Ipem-AM
Em campanha de orientação, realizada no período de 24 a 28 de junho, equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) percorreram 220 estabelecimentos comerciais no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), entre postos de combustível – terrestre e fluvial (pontões) – supermercados, feiras e mercadinhos.
Na tarde desta sexta-feira (28/6), os trabalhos foram acompanhados pelo presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Brito, e pelo diretor-presidente do órgão, Renato Marinho.
A vistoria teve a finalidade de coibir a comercialização irregular de produtos no comércio de Parintins, assegurando uma concorrência justa no mercado local e equilíbrio nas relações de consumo neste período de maior movimentação na cidade, devido ao Festival de Parintins, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Foto: Evandro Seixas/Secom; Maria Paula Montenegro/Ipem-AM
Em estabelecimentos como feiras, supermercados e mercadinhos, os agentes orientaram os comerciantes quanto à importância de utilizar modelos de instrumentos de pesar (balanças) aprovados pelo Inmetro e com as verificações obrigatórias em dia junto ao Ipem-AM.
Já nos postos de combustível, o alerta foi dado em relação às exigências das legislações em vigor. Isso porque o volume medido pelas bombas, os dispositivos e os componentes internos, como mangueira, painel e bico, devem estar em conformidade com as portarias Inmetro.
Na avaliação do presidente do Inmetro, Márcio André Brito, o trabalho realizado pelo Ipem-AM durante todo o ano nos municípios do Amazonas fortalece o comércio, a indústria, o serviço e protege o cidadão e o consumidor brasileiro. “O Inmetro está acompanhando o órgão delegado no estado (Ipem-AM) em um trabalho preventivo no comércio, considerando a expectativa de circulação de 120 mil visitantes, o que vai aquecer o comércio local”, ressaltou Brito.
“Nossas equipes percorreram mais de 200 estabelecimentos em Parintins para orientar, com distribuição de panfletos e verificações, sobre os instrumentos de medição utilizados no comércio, como as bombas de combustível, balanças comerciais e também produtos pré-medidos que compõem a cesta básica, como arroz, açúcar, farinha, material de higiene e limpeza”, explicou o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.
Foto: Evandro Seixas/Secom; Maria Paula Montenegro/Ipem-AM
O diretor-presidente do Ipem destacou, ainda, a importância de repassar aos consumidores informações quanto à segurança e qualidade dos produtos certificados pelo Inmetro, tais como capacetes, preservativos, extintores de incêndio, materiais elétricos de baixa tensão, dentre outros.
“É importante que o consumidor e o turista, que estão na ilha, se atentem à qualidade dos produtos adquiridos, bem como tenham assegurados que estão pagando por aquilo que, de fato, estão consumindo”, completou Renato Marinho.
Foto: Evandro Seixas/Secom; Maria Paula Montenegro/Ipem-AM
Ouvidoria
Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades devem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM pelo 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.