Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Festival de Parintins 2024: Praça da Catedral recebe mais uma vez a Estação da Cultura
Amazonas

Festival de Parintins 2024: Praça da Catedral recebe mais uma vez a Estação da Cultura

17 de junho de 2024
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

Há 34 minutos

Arte, música, economia criativa e outras manifestações culturais estarão à disposição dos parintinenses e dos visitantes

Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e economia criativa

Pelo segundo ano consecutivo, a Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), ponto central de encontro dos visitantes que vão à ilha Tupinambarana no período da grande festa de Caprichoso e Garantido, vai se transformar em um centro cultural com a instalação no local da Estação da Cultura, uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa.

Arte, música, economia criativa e diversas outras manifestações culturais estarão gratuitamente à disposição dos parintinenses e visitantes, que já transformaram em tradição lotar a Praça da Catedral e adjacências durante o dia no período do festival.

O espaço dedicado às artes, música e economia criativa estará em pleno funcionamento do dia 26 a 30 de junho, das 10h às 18h, sendo uma atração alternativa, aberta ao público, durante a temporada bovina. O projeto, que está em sua terceira edição e, em 2022, ocupou o estádio Tupy Cantanhede, traz ainda os shows das bandas amazonenses Samboi, Kontra Tempo, Ajuri Amazon Music e Canto da Mata, entre outras atrações musicais.

Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e economia criativa

A Estação da Cultura tem como objetivo criar novos espaços de arte e economia criativa durante o período do festival. Possui uma extensa programação artística, cultural e criativa, investindo no empreendedorismo local, talentos locais da música, artes visuais, dança, literatura, folclore e economia criativa. Com a participação dos alunos do Liceu de artes Claudio Santoro – Unidade Parintins.

O espaço vai contar com a exposição coletiva “Folclore”, dos alunos do Núcleo de artes Visuais do Liceu de artes Claudio Santoro – Unidade Parintins; ateliê de desenho e pintura; Galeria dos Bois, um espaço instagramável com os bois oficiais do centenário de Caprichoso e Garantido; Feira dos Povos Criativos, com mais de 10 estandes para comercialização de produtos de artistas e empreendedores; painel Criativo em Movimento, um Painel de LED para exibição de conteúdos audiovisuais de projetos realizados pelo Governo do Estado do Amazonas e Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa em Parintins; Palco Cultura em Movimento; um espaço destinado a vivências, rodas de conversas, atrações artísticas, folclóricas e culturais, além de espaços instagramáveis diversos.

Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e economia criativa

Oportunidade

Para o secretário de Cultura e economia criativa, Marcos Apolo Muniz, além de proporcionar mais uma alternativa de diversão para o turista e o parintinense que estão na cidade para brincar de boi, a Estação da Cultura também garante um local para que os artistas e empreendedores de Parintins divulguem sua arte e vendam seus produtos.

“A arte parintinense tem uma potência singular que vai além do Bumbódromo, e PODE ser percebida em toda a cidade instagramável. O espaço traz um roteiro de atividades durante o dia, investindo no empreendedorismo e nos talentos locais da música, artes visuais, dança, literatura, folclore e demais segmentos”, destaca o secretário.

O artesão João Marcos, do ateliê AtesãoNato, vai expor e comercializar seu trabalho com com macramê (bolsas, saídas de banho, acessórios bovinos), crochê (bolsas, tops, amigurumis), acessórios bovinos de miçangas e sementes na Feira dos Povos Criativos.

.“É uma grande oportunidade de expor meu trabalho, ainda mais em um evento grandioso como o festival. Eu vendo mais como encomenda e pela internet, e a feira me dá a chance de mostrar para as pessoas meu trabalho, de tocar, experimentar, sentir o material que uso e o acabamento das minhas peças. Melhor propaganda para um empreendimento”, afirma.

Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e economia criativa

Programação

No dia 26 de junho, haverá apresentações de vídeos institucionais dos projetos artísticos e culturais realizados e apoiados pelo Governo do Estado no Painel Criativo em Movimento; acústico musical com Mestre Girão; apresentação musical do Grupo Porantim, de Barreirinha; Camerata de Violões do Liceu Parintins e show do grupo Curumins da Baixa.

No dia 27 de junho, a programação tem início com uma Vivência Artística com Pito Silva para falar do processo criativo do Mural “Patrimônio em Festa”, às 10h15; show acústico com Chrystian Bulcão; apresentação dos Grupos de Práticas Pedagógicas de dança de Salão e de Práticas Pedagógicas de Danças Populares do Liceu Parintins; Corpo de dança de Nhamundá e show do grupo Samboi.

Uma vivência cultural e acústico musical com o artista Silvio Camaleão abre a programação do dia 28 de junho, que segue com apresentação das Pastorinhas Filhas de Maria do Bairro São Francisco de Assis; DJ Adelino Aguiar; show do grupo Point da Toada; Grupo de Práticas Pedagógicas de Laboratório Corporal do Liceu Parintins; 5 Grupo de Práticas Pedagógicas de capoeira do Liceu Parintins; Desfile Amazon Poranga Fashion e Banda Coquetel Amazônico.

A Associação Folclórica Boi-Bumbá Mirim Mineirinho abre a programação no dia 29 de junho, seguindo com 1h40 Grupo de Práticas Pedagógicas de dança de Salão do Liceu Parintins; acústico musical com Enéas Dias; Banda Kontra Tempo; Balé Folclórico Tradicional CarimBoi; Associação Folclórica Boi-Bumbá Mirim Estrelinha e Grupo Ajuri Amazon Music.

No último dia da Estação da Cultura, 30 de junho, o Grupo Hit Popular inicia os trabalhos. Em seguida, se apresentam o Grupo Toada de Roda; DJ Alex Aguiar; Mesa Redonda: “O papel do IPHAN e o Registro do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins”; Associação Folclórica Boi-Bumbá Mirim Tupi e Banda Canto da Mata.

Tags:BarreirinhaEmpreendedorismoEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManausmancheteNhamundaparintins
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Com investimentos de R$ 2,4 milhões, Governo do Amazonas inicia as inscrições para o Programa de Apoio à Interiorização

Por administrador
Amazonas

Nota Fiscal Amazonense sorteia 147 mil em prêmios na quarta-feira

Por administrador
Amazonas

SES-AM destaca experiência exitosa de Telessaúde no Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde

Por administrador
Amazonas

Sine Amazonas divulga 143 vagas de emprego para esta segunda-feira

Por administrador
Amazonas

Sepror fomenta cultura do café em Presidente Figueiredo com entrega de 750 mudas para produtores

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas participa com Forças de Segurança do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro

Por administrador
Amazonas

Em Tonantins, Polícia Civil prende homem em flagrante por agredir a companheira

Por administrador
Amazonas

Com novos modelos de gestão, SES-AM amplia campo de trabalho para profissionais da Saúde no Amazonas

Por administrador
Amazonas

FVS-RCP apresenta experiência pioneira de descentralização da soroterapia em terras indígenas de difícil acesso

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas realiza ação para fomentar a produção rural em Presidente Figueiredo

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas prende homem por falsa comunicação de crime na zona leste

Por administrador
Amazonas

Abertura do 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizada em Manaus com a presença de 16 estados

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?