Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Festival de Parintins: Torcedores explicam como é ser escolhido pelos bumbás Caprichoso e Garantido
Amazonas

Festival de Parintins: Torcedores explicam como é ser escolhido pelos bumbás Caprichoso e Garantido

24 de fevereiro de 2024
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

No Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), quando Caprichoso e Garantido entram na arena e o cronômetro começa a contar o tempo, tudo passa a valer ponto, inclusive a galera, o item 19, que faz parte do espetáculo e tem influência direta no resultado final após as três noites de apresentações. Mas esse amor não é demonstrado somente em junho, nas arquibancadas do Bumbódromo, o sentimento dura o ano todo, uma vida inteira. E o primeiro passo é ser escolhido por um dos bumbás.
Há 7 minutos

Ano passado, 110 mil turistas foram a ilha Tupinambarana sentir de perto toda a magia do espetáculo

Dentro do contexto histórico do Festival é natural que alguns torcedores já tenham escolhido um dos bois para torcer, isso acontece, principalmente, quando a paixão passa de geração para geração. Mas na maioria das vezes, o amor surge após o primeiro contato com Caprichoso ou Garantido em Parintins, é nesse momento que os bumbás aproveitam para fisgar o coração de mais um torcedor, seja para fazer parte da galera azulada ou da avermelhada.

Para saber como isso acontece, é preciso conhecer toda a magia que envolve o espetáculo da ilha Tupinambarana. No ano passado, o 56º Festival de Parintins, promovido pelo Governo do Amazonas, atraiu 110 mil turistas, segundo dados da Empresa Estadual de turismo (Amazonastur).

A família da dona Nilta Morais conhece bem esse sentimento, a casa no bairro Japiim, zona sul de Manaus, toda decorada de azul é uma prova de amor ao Touro Negro, que fica no centro da sala, para comprovar que ali todos são torcedores azulados.

Caprichoso

“As toadas chamaram a minha atenção. Foi aquele ‘tcham’ e pronto, virou meu amor, o Touro Negro da América. Ver ele bailando, de um lado para o outro, trazendo aquela energia. É um amor sem explicação e só quem é Caprichoso sabe”, disse a torcedora, Nilda Morais.

Sorridente ao lado do boi-bumbá, dona Nilta Morais explica como foi escolhida pelo Caprichoso. Tudo começou na primeira viagem a Parintins com o esposo, em 1990. Os dois foram sem escolher um lado, mas foram arrebatados, como gostam de dizer, pelo Caprichoso.

“Eu tinha o sonho de entrar como percussionista na Marujada de Guerra e tive esse privilégio de conseguir entrar no ano de 2004. Por um acaso do destino, fui convidado para ser o mestre da Marujada, em 2010, e estou até hoje dando muito trabalho para o Contrário (Garantido)”, falou, bem-humorado, o torcedor Vitorhugo Morais.

Toda essa paixão foi repassada para a geração seguinte. Com o tempo, os três filhos passaram a acompanhar os pais, todos os anos, na viagem para a ilha Tupinambarana. O filho do meio, Vitorhugo Morais, foi crescendo nesse ambiente apaixonado e azulado e, aos 18 anos, decidiu que queria não apenas ser um torcedor, mas fazer parte da Marujada de Guerra do boi Caprichoso e contribuir dentro do Bumbódromo.

Garantido

Para conquistar novos torcedores, a família tem o costume de dar uma palhinha do que é ser o item 19 do Festival de Parintins. Na sala de casa, com o tambor do mestre da Marujada de Guerra, a família quase sempre escolhe a toada “PODE Avisar”, cantada nas vozes do levantador de toadas Patrick Araújo e do apresentador Edmundo Oran e aí tudo vira festa.

A paixão da perreché pelo boi vermelho e branco nasceu nos anos 2000, quando foi a um ensaio, em Manaus. Emocionada, ela lembra que o rufar do tambor e a tradicional contagem ganharam o coração dela naquele dia.

A alguns quilômetros da casa da dona Nilta, no bairro Parque 10, na zona centro-sul de Manaus, vive a família Holanda e um morador ilustre, o boi-bumbá Garantido, campeão de 2013, ano do Centenário. A matriarca da família, Maria de Lourdes, de 83 anos, é a responsável por cuidar do boi do coração.

O famoso ditado popular “Coração de mãe sempre cabe mais um” também vale para a casa da família Holanda. No início, apenas a matriarca da família era Garantido, mas as filhas acabaram se rendendo ao boi-bumbá com o coração na testa. Assim como a mãe, Ana Holanda também não segura as lágrimas ao explicar como o boi a escolheu.

“Não teve jeito, eu olhei para ele (boi Garantido), gostei e estou com ele até hoje. É minha maior alegria. Eu gosto muito desse boi, do movimento, da cultura que ele traz. É uma coisa louca”, disse a torcedora Maria de Lourdes.

Sentadas, em meio às almofadas vermelhas da sala, a família Holanda canta a toada “Vermelho”, de 1996, que representa a nação perreché e foi eternizada nas vozes de Fafá de Belém e David Assayag.

“É aquela velha história de que não é nós escolhemos o boi, é ele que nos escolhe. Quando eu fui a Parintins, pela primeira vez, e vi o boi Garantido sair daquele coração vermelho, dentro do Bumbódromo, eu disse: esse é o meu boi. Quando a gente grita a contagem, não tem como não se apaixonar e chorar. Para quem vier (ao Amazonas) pela primeira vez, venha com a alma aberta”, falou a perreché, Ana Holanda.

Tags:Governo do AmazonasManausmancheteparintins
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Governo do Amazonas vai implantar as primeiras ciclovias de Parintins

Por administrador
Amazonas

Agendamentos para Fábrica do Papai Noel, Vila de Natal e Festival de Natal no Teatro Amazonas começam nesta terça

Por administrador
Amazonas

PC-AM reforça combate ao abandono e aos maus-tratos de animais e alerta para riscos de canis clandestinos

Por administrador
Amazonas

Mostra Subjetividades Amazônidas apresenta documentários inéditos e destaca vivências, afetos e identidades da região

Por administrador
Amazonas

SES-AM inicia Dezembro Vermelho com Ações de Testagem e Distribuição de Insumos, no Centro de Manaus

Por administrador
Amazonas

Com tema natalino, Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ chega à 10ª edição na sexta-feira

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de quatro pessoas desaparecidas em Manaus

Por administrador
Amazonas

Servidores da Educação celebram abono Fundeb 2025 e avanço nas carreiras no Amazonas

Por administrador
Amazonas

Sejusc promove curso de maquiagem básica para adolescentes do Centro Socioeducativo de Internação Feminina

Por administrador
Amazonas

Natal Inclusivo: Governo do Amazonas realiza evento natalino com acessibilidade e atividades lúdicas para pessoas com deficiência

Por administrador
Amazonas

Dezembro Vermelho 2025: Amazonas tem redução de 20,7% na mortalidade por Aids

Por administrador
Amazonas

Ipaam registra 38 resgates de animais silvestres em novembro na capital

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?