Todas as apreensões, catalogadas pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) são resultados do trabalho ostensivo, preventivo e de investigação, realizado pelas polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM) em todo o estado.
Além das armas, durante esse período mais de 18 mil munições foram apreendidas– Foto(Carlos Soares e Divulgação / SSP-AM)Em 2023, as Forças de Segurança do Amazonas retiraram mais de 1.433 mil armas de fogo de circulação. Conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), além dos armamentos letais, foram apreendidos, ainda, 270 simulacros e mais de 18 mil munições.
Para as Forças de Segurança, cada arma de fogo, caseira ou simulacro, retirado de circulação influencia diretamente na redução da prática de outros crimes, principalmente, homicídio e roubos.
Conforme os dados do Ciesp, das 1.433 armas apreendidas, 496 eram revólveres de diversos calibres, 394 pistolas e 215 espingardas. Além dos armamentos, mais de 18 mil munições foram apreendidas.
A SSP-AM reforça que a população, também, pode contribuir no combate ao crime. As denúncias podem ser feitas de maneira sigilosa ao 181, o disque-denúncia da SSP-AM e o 190. Os serviços funcionam 24 horas por dia e são gratuitos.
Denúncias