Há 36 minutos
Evento ocorreu neste sábado (06/07) e ofereceu serviços sociais e de saúde para os participantes
FOTO: Anne Alves/FVS-RCP
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participou, neste sábado (06/07), do evento “Dia de Cooperar 2024”. Este evento, realizado no Centro Educacional de Tempo Integral João dos Santos Braga (CETI), localizado na avenida Curaçao, s/n, Cidade Nova, zona centro-sul de Manaus, ofereceu diversos serviços gratuitos nas áreas de saúde e cidadania.
Promovida pela Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB-AM), a iniciativa contou com a colaboração da FVS-RCP, em ações de prevenção e promoção à saúde.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a prevenção começa com a informação. “Essas ações de cidadania são oportunidades para sensibilizar o público participante sobre as medidas de proteção à saúde coletiva e individual, ressaltando o papel de cada um neste processo,” destacou a diretora.
A gerente do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NES) da FVS-RCP, Amanda Andion, destacou a participação integral dos setores da instituição no “Dia de Cooperar 2024”. “Estamos realizando ações com a participação dos representantes da entomologia, arboviroses, malária e zoonoses, além dos setores de tuberculose e IST-Aids. Todos estão unidos em um objetivo comum de promover boas práticas de saúde e prevenção,” enfatizou.
FOTOS: Anne Alves/FVS-RCPPresente no evento, a produtora rural, Cristina Gonçalves, aprovou a iniciativa. “Recebi a tela para proteger meu reservatório de água para evitar o mosquito e doenças como dengue”, avaliou.
A participação da FVS-RCP contemplou a seguinte programação:
Exposição de Materiais Lúdico-Pedagógicos: Apresentação de atividades educacionais, como sessões de colorir, jogos interativos, teatro de fantoches e demonstração de estratégias práticas de educação em saúde, projetadas para envolver e educar o público de forma divertida e informativa.
Distribuição de Materiais Gráficos Educativos: Fornecimento de folhetos e cartazes sobre arboviroses (dengue, zika, chikungunya), tuberculose, influenza A e malária, visando aumentar a conscientização sobre a prevenção e controle dessas doenças.
Exposição do Ciclo Biológico: Demonstração detalhada do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e do bacilo causador da tuberculose, essencial para entender a propagação dessas doenças e como interromper seus ciclos de transmissão.
Demonstração de Medidas de Prevenção: Apresentação de práticas eficazes para manter o ambiente livre da proliferação de mosquitos, reduzindo o risco de infestações. Como prevenção de raiva animal e humana e acidentes com animais peçonhentos.
Apresentação do Material do Programa Estadual: Exposição dos recursos e materiais utilizados pelo Programa Estadual de Controle das Arboviroses, destacando as ferramentas e estratégias implementadas para combater essas doenças.
Personagens Caracterizados: Interação com personagens vestidos como mosquitos (Aedes), atuando como mascotes que ajudam a transmitir mensagens de prevenção de maneira lúdica e acessível.
Distribuição de preservativos: a distribuição de preservativos e géis lubrificantes, faz parte de iniciativa para prevenir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).