De acordo com a determinação do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), as redes sociais oficiais da CMM se tornarão, a partir de janeiro de 2023, o principal meio de comunicação entre a Casa Legislativa e a população. Com o objetivo de aproximar o parlamento municipal dos manauaras, os perfis da Casa no Facebook, Instagram, Twitter, Threads e YouTube apresentaram, em 18 meses, um crescimento exponencial em interações, alcance e repercussão. Dados obtidos através do relatório da Meta Business Suite mostram que, entre janeiro de 2023 e junho de 2024, o perfil oficial da Câmara Municipal de Manaus no Instagram obteve um alcance total de 523.575 contas, o que representa um aumento de 815% em 18 meses. Segundo o gerente de redes sociais da CMM, o jornalista Lucas Raposo, os resultados obtidos são um reflexo de uma maior aproximação entre o parlamento e a comunidade. “Hoje, a população de Manaus já sabe como e onde encontrar todas as informações referentes ao Parlamento Municipal. A Diretoria de Comunicação tem um forte compromisso com a transparência e, hoje, as redes sociais são o caminho mais rápido, fácil e acessível para manter o contato mais próximo com a população de Manaus, com a orientação do presidente Caio André”, afirmou Lucas Raposo. Outro indicador que registrou crescimento expressivo neste período foi o número total de visitas ao perfil da Câmara Municipal, com um incremento de 687,2% de janeiro de 2023 a junho de 2024. Já as interações somaram 142,2 mil contas, uma evolução de 100%. O número total de seguidores também saltou de 25,5 mil para 38,4 mil, um crescimento orgânico de quase 13 mil seguidores em 18 meses. Ranking – Mais uma conquista obtida pela atual gestão diz respeito às interações de todas as redes sociais da Casa. De acordo com ranking elaborado pela plataforma de inteligência e marketing SocialMediagov, no ano passado a Câmara Municipal de Manaus alcançou a 4ª colocação em interações entre os perfis oficiais dos poderes legislativos de todo o Brasil no ano de 2023. Pelos números do relatório, somados, os perfis da CMM no Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e YouTube registraram 461.738 interações no ano passado, ficando atrás apenas das redes sociais do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e da TV Senado, respectivamente. A avaliação contabiliza o número de curtidas, comentários e compartilhamentos de publicações em cada uma das redes sociais. Foto: Emerson França – Dicom/CMM