Há 33 minutos
Paciente de 39 anos tem obesidade mórbida e foi levada ao Hospital 28 de Agosto, zona centro-sul de Manaus
Foto: Arthur Castro/ Secom
Na manhã desta sexta-feira (25/10), o Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado e a Secretaria de Saúde (SES-AM), fez um resgate aeromédico na zona rural de São Benedito de Urucarazinho, município de Urucurituba (a 208 quilômetros de Manaus). A paciente de 39 anos, tem obesidade mórbida e foi levada ao Hospital 28 de Agosto, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
Dada a seriedade do ocorrido, equipes de resgate e salvamento foram acionadas, incluindo especialistas do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) e agentes da Defesa Civil, juntamente com a SES-AM. O Governo do Estado também recebeu apoio da Manaus Aerotáxi e do 4º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro (4º Bavex). Por volta das 8h, a aeronave HM-2 Black Hawk decolou para realizar o resgate em Urucurituba.
Foto: Arthur Castro/ Secom
O tenente da Defesa Civil, Micael Ferreira, explicou que a estiagem severa no Amazonas tem afetado de muitas formas a população. Com a dificuldade dos transportes terrestre e fluvial, para se chegar a algumas comunidades só tem sido possível por meio aéreo, inclusive em resgate de vítimas.
“Nós recebemos essa ocorrência através do Corpo de Bombeiros, e em decorrência da operação estiagem, do Comitê de Enfrentamento a Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais, conseguimos realizar o resgate. Recebemos o apoio incondicional das Forças Armadas, do Exército Brasileiro, da Secretaria de Saúde e também do Corpo de Bombeiros, que atuou com seus homens na parte de resgate, tanto no traslado aéreo como terrestre”, disse o tenente.
A paciente trazida de helicóptero para atendimento em Manaus é Geinara Barros. De acordo com a secretária executiva adjunta de assistência da SES-AM, Monica Melo, a paciente é hipertensa, diabética e asmática.
Foto: Arthur Castro/ Secom
“Nós já estávamos em contato com a unidade de saúde desde ontem, então ela foi muito bem acolhida, já tinha leito reservado, a equipe médica e a equipe multiprofissional já estava aguardando para fazer a tomografia. Já está sendo organizada também para receber a paciente como prioridade, para que a gente tenha uma atualização desse quadro clínico e a melhor condução da assistência à saúde para ela”, explicou a secretária.
Comitê de enfrentamento a Estiagem
O Governo do Amazonas instituiu o Comitê de Enfrentamento a Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais para coordenar as atividades dos órgãos que o compõem nas ações de prevenção, preparação, mitigação e resposta ao desastre da estiagem.
Essas iniciativas fazem parte da Operação Estiagem 2024, a partir do Comitê instituído pelo governador Wilson Lima, no dia 5 de julho.