Há 39 minutos
Solicitação foi atendida pela Sejusc
FOTOS: Lincoln Ferreira/SejuscOs dias da dona de casa Sancha Souza e do tricicleiro Adelson Cativo são divididos para a atenção aos filhos Katrine, de 19 anos, Clarisse, de 21, e Igor, de 27, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Os três são usuários de cadeira de rodas e precisavam mudar os equipamentos, pois já não atendiam às necessidades. Agora, receberam do Governo do Amazonas modelos novos e acolchoados, mais confortáveis e que facilitam a locomoção.
A entrega foi feita pessoalmente pela secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa, que encontrou o trio ansioso pelas novas cadeiras. “Eles já estavam de olho no relógio, com medo que atrasasse, ficamos muito felizes quando vimos ”, entregou a mãe, Sancha Souza.
FOTO: Lincoln Ferreira/Sejusc
Adelson adaptou seu triciclo para passear com os filhos, dessa forma, consegue levá-los com segurança em suas próprias cadeiras de rodas nos passeios pela cidade.
A mãe conta que cada caso aconteceu de uma forma. Igor nasceu com deficiência nas pernas e os movimentos foram ficando limitados na adolescência; Clarisse teve perda de mobilidade aos 13 anos, depois adoecer e ter febres altas; Katrine começou a usar a cadeira de rodas aos 12 anos, após um derrame que afetou seus movimentos.
Sancha diz que a família tem uma rotina de cuidados e estava preocupada por não conseguir cadeiras de rodas novas, pois os filhos já estavam ficando machucados devido às longas horas sentados, além de escorregarem quando tentavam se locomover sós, por causa da falta de travas.
“As cadeiras de rodas vão ajudar muito, até porque eles não estavam conseguindo andar só, porque elas estavam duras, estavam travando, tinha medo de eles caírem. Agora vai ajudar porque a gente não vai mais ter o trabalho de trazer, levar eles para cá, para fora. Eles mesmos se movimentam”, explicou a dona de casa.
A solicitação para o equipamento foi feita diretamente à Sejusc, que conta com a distribuição de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência, como pontua a secretária Jussara Pedrosa.
“Fiz questão de aproveitar minha estadia aqui na cidade para entregar as cadeiras, e vê-los felizes é maravilhoso. A Sejusc tem esse serviço, nós atendemos de acordo com a solicitação e a disponibilidade das cadeiras, parte delas vem de verbas destinadas pelos parlamentares, então é um trabalho em conjunto em prol da sociedade”, afirma a secretária.
FOTO: Lincoln Ferreira/Sejusc
Como solicitar
A solicitação de cadeiras de rodas à Sejusc deve ser feita pelo e-mail [email protected] com os seguintes documentos em anexo: RG; CPF; Cartão do SUS; Registro de Nascimento (se for menor de idade); Comprovante de Residência; Laudo com CID, diagnóstico, tipo de equipamento e CID 10, conforme tabela do Sigtap do SUS; Foto de corpo inteiro; e-mail e telefones para contato.
Após a solicitação o pedido é analisado e atendido, de acordo com a disponibilidade do modelo requerido.