Há 9 minutos
Os aparelhos foram obtidos com recursos do Ministério da Saúde e fazem parte das ações do Programa Saúde Amazonas
Foto: Divulgação/SES-AM
Com o objetivo de reforçar os atendimentos em neonatologia, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), entregou três novas incubadoras e três berços aquecidos ao Hospital Regional do município de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus). A aquisição dos equipamentos, obtidos com recursos do Ministério da Saúde (MS), fazem parte das ações do Programa Saúde Amazonas, que visa modernizar e otimizar a rede de assistência no Estado.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, ao todo, foram investidos R$ 238 mil com a compra dos equipamentos. A titular da pasta explicou que as novas incubadoras, sendo duas fixas e uma de transporte, e os berços aquecidos foram instalados na semana passada e já estão sendo utilizados na unidade.
Nayara Maksoud destaca que os novos equipamentos reforçam a estrutura dos serviços prestados em Tabatinga e, também, no atendimento a municípios próximos. “Esses equipamentos são importantíssimos no atendimento aos bebês prematuros”, reforçou.
A Secretária Executiva Adjunta de Regionalização (SEAR) da SES-AM, Rita Almeida, explicou que a aquisição dos equipamentos se deu após aprovação de uma proposta feita junto ao MS. “Foi uma proposta cadastrada no Ministério da Saúde e, após aprovação, executamos o recurso com a aquisição dos equipamentos. Teremos um grande avanço na assistência da neonatologia naquela região do Estado”, pontuou Rita, ressaltando que o Hospital Regional de Tabatinga possui Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal.
Foto: Divulgação/SES-AM
Equipamentos
As incubadoras são equipamentos para atendimento aos bebês prematuros, pois permitem colocá-los em um ambiente semelhante ao útero materno e continuar o seu desenvolvimento, até que possa ser transferido para o Método Canguru, que é um modelo de assistência iniciado durante a gravidez de risco e que segue até a alta do recém-nascido e consiste em colocar o bebê em contato com o corpo dos pais, em uma posição semelhante a que o canguru carrega seus filhotes.
Já os berços aquecidos tratam-se de um equipamento capaz de manter o bebê quentinho, através do calor radiante e com estabilidade térmica ao mesmo tempo, oferecendo maior conforto a ele.