Há 56 minutos
O evento acontece nos dias 14,15 e 16 de agosto, das 08h às 17h, no Palacete Provincial
Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, anunciou a programação do Seminário de Carnaval das Escolas de Samba de Manaus 2025. O evento acontece ao longo de três dias consecutivos, de 14 a 16 de agosto, das 08h às 17h, no Palacete Provincial, situado na Praça Heliodoro Balbi, no centro histórico de Manaus.
Restrito presencialmente a representantes das Escolas de Samba de Manaus, o seminário vai poder ser acompanhado on-line pelo público em geral. A transmissão ao vivo ocorre pelo YouTube da cultura (culturadoam).
O seminário tem como objetivo capacitar as escolas de samba por meio de palestras e mesas-redondas, visando à análise e proposição de melhorias para o carnaval de 2025. O evento busca explorar perspectivas para o próximo carnaval, abordando temas como a organização e os preparativos necessários para o fortalecimento da cultura carnavalesca.
Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Credenciamento
O seminário é destinado para os representantes das Escolas de Samba de Manaus. O credenciamento deve ser feito pelo site (https://forms.gle/g9Tt6s9CGXJyFCQz6), no qual cada escola de samba pode inscrever até três representantes.
Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Programação
Quarta-feira – 14 de agosto, de 8h às 17h
08h – Credenciamento (pré inscritos pelo link)
09h – Cerimônia de Abertura do Seminário
10h20 – Palestra: Importância do Carnaval durante o ano inteiro para as escolas e suas comunidades, com Laio Lopes
13h – Palestra: Tradição e Herança Cultural – a importância Econômica da Indústria do Carnaval, com Daniel Sales
13h55 – Apresentação de Logística de Trânsito pelo IMMU durante a realização do Carnaval
14h35 – Palestra: Análise dos Problemas de Sustentabilidade do Carnaval como indústria durante o ano – Calendário de Eventos com Direcionamento ao Público infantil e cadeia produtiva do Carnaval, com João Fernandes Neto
15h25 – Palestra: Repasses de recursos, orientações, documentações, isenções do ISS, com representantes da ManausCult
Quinta-feira – 15 de agosto, de 08h30 às 17h30
Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
08h30 – Credenciamento
09h10 – Palestra: Elaboração de Plano de Trabalho, Prestação de Contas e Emendas Parlamentares, com o Jurídico da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
10h – Palestra: Transferências Voluntárias, com Marco Hugo Henrique das Neves, Auditor e Controle Externo do TCE-AM
10h40 – Palestra: Possibilidade de Antecipação do Recurso ou Repasse de 2 parcelas, Orientações sobre Prestação de Contas e Cadastro de Fomento no SIGED, com a Sefaz
13h – MESA 1 – Desenvolvimento dos Trabalhos dos Participantes
Temas: Análise dos Regulamento Atual; Diretrizes em comum, estudo de pontos a melhorar; Critérios de apuração, com vistas a geração de Regulamento Geral para Escolas dos Grupos de Acesso A e B; A permissão de menores de idade para aumento de público; Comissão de Jurados que seja gerida por Empresa de Assessoria sendo feito chamamento público para captação.
MESA 2 – Desenvolvimento dos Trabalhos dos Participantes
Temas: Análise do Regulamento Atual; Diretrizes em comum, estudo de pontos convergentes e a serem alterados; Critérios de apuração, com vistas a geração de um Regulamento Geral para Escolas dos Grupos Especial; Transparência da LIESA perante as escolas as quais representa; A permissão de menores para aumento de público; Comissão de Jurados que seja gerida por Empresa de Assessoria sendo feito chamamento público para captação.
16h10 – Apresentação dos Delegados
Sexta-feira – 16 de agosto, de 08h às 17h
08h – Credenciamento
08h40 – MESA 3 – Desenvolvimento dos Trabalhos dos Participantes
Temas: Plano Marketing e Publicidade para fidelização de público nos desfiles das escolas de samba; Unificar Valores (Preço); Rota do Transporte Público; Unificação da Marca Carnaval na Floresta com Difusão de Ações; Estratégia de Incentivo ao comparecimento das Torcidas; O Protagonismo da Igualdade de Gênero – Rainha da Diversidade na Corte; Tratamento de transporte, reutilização e/ou descarte de material de alegorias – regras; Corte Mirim; Criação de Camarotes Pagos no Lado da Pista de Desfile; Sorteio e Brindes; Comissão Organizadora Unificada para as três categorias (Especial, A e B); Data Oficial do Desfile 2025.
10h40 – Apresentação dos Delegados de cada grupo com votação dos temas abordados
13h10 – MESA 4 – Desenvolvimento dos Trabalhos dos Participantes
Temas: Metas paras as Escolas de Samba – Próximos passos para o Carnaval 2025, Comissão Organizadora do Desfile das Escolas de Samba de Manaus; Eventos Carnavalescos: Formação de Plateia, com captação de novos públicos; Comissão de Jurados; Estrutura do Evento, Comércio de Alimentos & Bebidas na Concentração, Logística de Bebidas; Como prospectar investidores – Lei de fomento – Patrocinadores
15h – Apresentação dos Delegados de cada grupo com votação dos temas abordados
17h – Coquetel de Encerramento com atração Musical: Banda Samba da Gente