Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Governo do Amazonas inicia distribuição de material do “Aula em Casa” e de kits do ‘Merenda em Casa’
Amazonas

Governo do Amazonas inicia distribuição de material do “Aula em Casa” e de kits do ‘Merenda em Casa’

18 de setembro de 2024
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

Há 7 minutos

Mais de 1,9 mil alunos são impactados pela seca severa no estado

FOTO: Euzivaldo Queiroz e Alex Pazuello/ Secretaria de educação e SECOM

Como parte das medidas de enfrentamento à estiagem, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, iniciou, nesta terça-feira (17/09), às entregas do material pedagógico do “Aula em Casa” e dos kits do “Merenda em Casa”, para estudantes da REDE estadual de ensino que não estão mais conseguindo ir às escolas, devido à seca. No total, são 14 itens alimentares, que normalmente são consumidos nas unidades de ensino, entregues às famílias dos alunos.

Até esta quarta-feira (18/09), 1.940 alunos da REDE estadual de ensino, de comunidades rurais dos municípios Alvarães, Anori, Benjamin Constant, Caapiranga, Careiro, Coari, Codajás, Humaitá, Japurá, Manacapuru, Manaquiri, Tefé e Uarini já estavam impactados pela estiagem, ou seja, não conseguiam chegar às unidades de ensino devido à seca.

Segundo a secretária de educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, não serão medidos esforços para que os kits do “Merenda em casa” e as apostilas do “Aula em casa” cheguem a todos os alunos impactados.

“As entregas dos kits e apostilas já estão ocorrendo aos alunos que, hoje, já estão impactados pela seca dos rios. Seguiremos uma logística, simultaneamente, para que possamos chegar em todas as comunidades. Onde estiver um aluno, não mediremos esforços para chegar até ele. É um compromisso do governador Wilson Lima e estamos nessa linha de frente de enfrentamento, monitorando diariamente toda essa situação que está posta no nosso estado”, afirmou a secretária.

FOTO: Euzivaldo Queiroz e Alex Pazuello/ Secretaria de educação e SECOM

A entrega dos kits do Merenda em Casa contemplará todos os estudantes impactados e está sendo realizada de forma simultânea no estado. De acordo com o coordenador da Coordenadoria Regional de educação, do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), professor Messias furtado, uma força-tarefa foi montada pelo Governo do Amazonas, para que esses alimentos, que seriam utilizados na merenda escolar, cheguem às moradias dos alunos.

“Nós estamos a uma distância de mais de 3 quilômetros da escola, ou seja, nem a lancha pequena consegue chegar no porto da escola. Dessa escola, são 165 kits, que é a totalidade de alunos que tem a escola Nossa Senhora do Rosário, das modalidades de tecnológico, sendo o ensino mediado por tecnologia e do ensino da escola de tempo integral, que funciona no turno matutino e vespertino”, ressaltou o coordenador.

A escola de tempo integral Nossa Senhora do Rosário, na comunidade Rosarinho, em Manacapuru, foi a primeira a receber o projeto. O diretor da escola, Leôndas de Matos, explicou que os kits vão beneficiar dez comunidades.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz e Alex Pazuello/ Secretaria de educação e SECOM“Fizemos uma força-tarefa com as equipes da SEDUC e entregamos dentro de um barco que é o nosso meio de transporte para os nossos alunos. Nós estamos atendendo dez comunidades e esses kits são com os itens básicos que eles costumam comer no dia a dia, na merenda escolar. Este ano tivemos uma grande conquista que foi transformar a escola em tempo integral. Hoje, garantimos todas as refeições do dia para esses alunos”, explicou o gestor.

Pai de dois alunos, Ilciomar Lemes, de 52 anos, explicou que o projeto é uma forma de incentivar os estudantes a não desistirem dos estudos, além de garantir a alimentação durante o isolamento causado pela vazante dos rios.

“Já é o segundo ano consecutivo que estamos passando por essa situação e os alunos acabam passando por essa dificuldade de aprender. Mas, eu acredito que esse projeto é uma forma de ajudar e incentivar para que esses alunos não larguem os estudos. É importante esse olhar do Governo para as nossas comunidades”, disse Ilciomar.

Os kits são compostos por: arroz, feijão, sardinha, macarrão, leite integral, farinha de tapioca, farinha de mandioca, açúcar, aveia, óleo, biscoito salgado, café e biscoito maisena.

Aula em Casa

As apostilas de estudo do Aula em Casa têm sido entregues junto com os kits de alimentos. Os estudantes também têm acesso aos materiais disponibilizados, no site do próprio projeto, por meio do link http://aulaemcasa.am.gov.br/, e pela plataforma Saber Mais (https://www.sabermais.am.gov.br/). A distribuição ocorre por meio das escolas, orientadas pelas Coordenadorias Regionais de educação (CREs) de cada município.

FOTO: Euzivaldo Queiroz e Alex Pazuello/ Secretaria de educação e SECOM

“Como já tivemos uma experiência ano passado, já trabalhamos em cima de um planejamento, já construímos o plano de estudo e quando tivemos o alerta do primeiro aluno que não conseguiu chegar à escola, conseguimos entregar o plano de estudo”, enfatizou o gestor da escola.

Além das apostilas, os alunos que ficarem impossibilitados de se deslocar até a escola têm acesso à vídeoaulas, listas de exercícios e outros materiais didáticos.

Os materiais têm como foco os docentes e discentes dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Anos Finais (6º ao 9º ano), ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA) e ensino Mediado.

A resolução N.º 121, aprovada em agosto de 2024, pelo Conselho Estadual de educação do Amazonas (CEE-AM), foi o documento que autorizou a operacionalização do regime especial de aulas não presenciais a ser ofertado, em caráter excepcional, nas escolas da REDE estadual de ensino durante a estiagem.

Tags:AlvarãesAnoriBenjamin ConstantcaapirangaCareirocoariCodajásGoverno do AmazonasHumaitájapuramanacapurumanaquiriManausmanchetetefeUarini
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Carnaval na Floresta: Construção dos galpões das escolas de samba do Grupo de Acesso começa na próxima semana

Por administrador
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Gol do Brasil incentiva formação esportiva e inclusão social em Manaus

Por administrador
Amazonas

Ipaam multa posseiro em mais de R$ 24,3 milhões pelo maior desmatamento do ano em Borba

Por administrador
Amazonas

Coral do Amazonas encanta o público com o concerto ‘Joias do Barroco’ no Palácio Rio Negro

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega sete novas viaturas e reforça a segurança em Tabatinga

Por administrador
Amazonas

IML busca por familiares de Irany Santos de Lima que faleceu em Manaus

Por administrador
Amazonas

Central Integrada de Fiscalização interdita três bares na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

COP30: UGPE e Sedurb apresentam programas que aliam infraestrutura com sustentabilidade ambiental

Por administrador
Amazonas

Legado e história: Polícia Militar do Amazonas realiza solenidade do Dia do Veterano e homenageia policiais da reserva

Por administrador
Amazonas

Pela primeira vez, Carauari recebe Castramóvel para castração e vacinação de animais

Por administrador
Amazonas

Guerra de Canudos: Há 128 anos, a tropa da Polícia Militar do Amazonas retornava de um dos conflitos mais emblemáticos da história

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas conclui ciclo de capacitações e avança na implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?