Foto: Divulgação / ADS O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), destinou, em 2023, mais de 8 milhões para o setor mobiliário, beneficiando 44 empresas moveleiras de 19 municípios do Amazonas. O investimento faz parte do Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), que visa fornecer móveis padronizados para as escolas estaduais, valorizando a produção local e gerando renda aos moveleiros.
Há 16 minutos
Ao todo, 19 municípios foram alcançados neste período, beneficiando 44 movelarias
“Esse programa é muito importante. Por meio dele, conseguimos tudo o que temos hoje. Não é à toa que participamos dele há tanto tempo e estamos na expectativa para participar este ano também”, contou.
Uma das empresas moveleiras beneficiadas é a CF da Silva Movelaria, localizada em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Em 2023, a movelaria entregou mais de 800 unidades de móveis escolares. A proprietária, Cleonissa Ferreira, que participa do programa há 17 anos, falou sobre a importância da iniciativa do Governo do Amazonas.
“O Promove é um programa importante, pois ele contribui para a economia local, além de garantir a qualidade do mobiliário escolar. O nosso objetivo é fazer com que ele continue sendo realizado, visando a geração de emprego e renda para nosso estado”, explicou a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa.
De fevereiro a dezembro, foram entregues 8.600 mobiliários, entre quadros brancos e quadros de avisos, armários, conjuntos de professor (cadeira e mesa), mesas de refeitório, reunião e computador, entre outros, para as unidades de ensino da rede estadual. Neste período, o programa movimentou R$8.676.380,00, beneficiando moveleiros de 19 municípios.
Promove
As cidades que aderiram ao programa em 2023, foram: Atalaia do Norte, Barreirinha, Novo Airão, Novo Aripuanã, Borba, Boa Vista do Ramos, Carauari, Parintins, Careiro Castanho, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Tefé e Guajará.
O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e busca fortalecer a economia solidária, o desenvolvimento sustentável e a qualidade da educação no Amazonas, por meio da valorização dos produtores rurais e dos moveleiros locais, que contribuem para o bem-estar dos estudantes e dos profissionais da educação.