Há 20 minutos
Governador Wilson Lima pontuou que medida faz parte dos investimentos que colaboram para a redução dos índices de criminalidade no estado
Foto: Arthur Castro/Secom
Em mais um compromisso firmado com o fortalecimento da Segurança Pública do Estado, o Governo do Amazonas reforça as ações de policiamento ostensivo com a fase de estágio supervisionado, no curso de formação dos mil alunos soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), apresentados pelo governador Wilson Lima. O reforço do efetivo está voltado para a manutenção dos bons índices que a Segurança Pública tem e que colaboram para o avanço no combate à criminalidade no estado.
No estudo do Ranking de Competitividade 2024, uma ferramenta de avaliação da gestão pública do Brasil, divulgado em agosto, o Amazonas ocupa a 7ª colocação dos estados no setor da segurança, sendo o 1º lugar entre os estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil no ranking geral. Em 2023, o estado estava na 14ª colocação.
“Tudo isso indica que estamos no caminho certo. Montamos nossas bases arpão, colocamos nossas lanchas blindadas, assim como armamentos pesados; e apresentamos agora mil homens para ir já às ruas. Todas essas ações indicam que estamos no caminho de apresentar resultados à sociedade”, disse o governador Wilson Lima.
Foto: Arthur Castro/Secom
Desde 2019, o Governo do Amazonas já investiu mais de R$ 1 bilhão no sistema de Segurança Pública do Estado, que têm surtido resultados positivos, como a redução nos índices de homicídio. Em Manaus, no primeiro semestre de 2024, foi registrada uma queda de 23,5%, a menor nos últimos 15 anos.
Os números positivos também podem ser vistos na apreensão de entorpecentes que, nos primeiros oito meses de 2024, já superou todo o quantitativo de drogas apreendido nos 12 meses de 2023. De janeiro a agosto de 2024, foram apreendidas 30 toneladas de entorpecentes, enquanto em todo o ano passado foram registradas 28 toneladas.
Foto: Arthur Castro/Secom
“Esses mil policiais vão propiciar mais viaturas, mais policiamento ostensivo geral a pé e mais tranquilidade para o povo. Eles entram nessa fase de estágio, que vai até o final do ano, e vamos acompanhar esse processo de formação deles para que lá no final de dezembro possamos entregar soldados da Polícia Militar”, afirmou o secretário de Segurança Pública (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida.
Os investimentos realizados envolvem, ainda, a entrega de novos equipamentos, tecnologias, armamentos e viaturas, terrestres e aquáticas, como lanchas blindadas e as bases fluviais que têm ampliado as fiscalizações nos rios da região.