Há 16 minutos
Na 15ª edição do evento, houve um espaço curumim dedicado às crianças, feira de economia criativa e muita música regional
FOTO: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa prossegue levando arte e conhecimento para a população de Manaus. Neste sábado (21/09), foi a vez da 15° edição do programa Governo Presente chegar à zona norte da cidade. As atividades aconteceram das 8h às 14h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns Neumann, Comunidade Jesus me Deu.
Com acesso gratuito, a ocasião reuniu oficina de pintura de murais, feira de economia criativa e música ao vivo com a cantora France Martins, entre outros destaques da programação.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, expressou satisfação ao promover a integração da comunidade com os projetos do Governo do Estado, ressaltando a importância dessas iniciativas para fortalecer o elo com a sociedade.
“A cultura é um estudo de identidade, com essas atividades que são oferecidas, a gente permite que as pessoas possam, a partir daí, empreender com essa nova alternativa e desenvolver a partir do primeiro contato com o fazer artístico”, relata o secretário.
FOTOS: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia CriativaSegundo ele, as atividades como pintura de interiores e oficinas de dança de salão, entre muitas outras, foram realizadas ao longo das quinze edições do programa Governo Presente e continuarão nas próximas semanas, integradas a mais de 40 secretarias presentes.
Imersão na pintura
A programação começou na quinta-feira (19/09), com a “Oficina de Pintura de Murais para Espaços Interiores”, coordenada pela equipe do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro e ministrada pelo professor Rosiney Rodrigues da Silva.
Voltada para jovens a partir dos 16 anos, as atividades ofereceram aos participantes a capacitação de nível básico com enfoque na produção de murais artísticos e decorativos para interiores.
De acordo com Rosiney Rodrigues, a oficina permitiu aos participantes aprender a identificar e manusear diversos materiais de pintura, além de se familiarizar com técnicas básicas, como pintura uniforme e linhas orgânicas.
FOTO: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
“Foi muito tranquilo ministrar a oficina, ensinei a ampliação de um desenho e mostrei a mistura de tintas, na pintura orgânica!”, explicou o professor.
A entrega dos certificados de participação da oficina foi nesta manhã, com dois participantes subindo ao palco para recebê-los pelo secretário de Cultura. Entre eles estava Pedro Henrique, um estudante de 14 anos, que compartilhou sua experiência na ação cultural.
“A minha experiência foi maravilhosa e muito satisfatória, o professor está de parabéns! Precisamos de mais cultura nas escolas”, destacou Pedro.
Empreendedorismo local
FOTO: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Entre as diversas iniciativas promovidas semanalmente pela Secretaria de Cultura, a Feira de Economia Criativa movimentou o espaço com produtos indígenas e empreendedores locais, que tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos, em sua maioria, feitos à mão.
“Temos várias mulheres empreendedoras e pessoas indígenas que apresentam suas produções. Priorizamos aqueles que vivem do seu artesanato e oferecemos a eles a oportunidade de vender suas obras”, explica a turismóloga Naiara Arruda, que integra a equipe de Economia Criativa da secretaria de Cultura.
Naiara ressaltou que a feira funciona como uma “mini vitrine” do trabalho realizado em outras localidades. “Ao longo do ano, proporcionamos uma fonte de renda para essas pessoas, permitindo que apresentem suas criações a um público que talvez não participe de outras feiras, oferecendo uma ótima oportunidade para aumentar sua renda”, enfatizou.
Alegria em cada nota
No espaço recreativo, diversas atividades lúdicas foram oferecidas para as crianças, permitindo que elas se divertissem enquanto seus pais aproveitavam os serviços disponibilizados pelo Governo do Estado.
FOTO: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Nesta edição, o Espaço Curumim se destacou com a presença dos artistas Marcos Efraim, Emily Danali, Iogan Montefusco e Isabella, que animaram o ambiente com atividades de pintura, maquiagem e muita música para a garotada.
O evento também teve a participação especial da cantora France Martins, que encantou o público com sua performance de voz e violão, apresentando uma mistura de ritmos que mesclou entre o sertanejo, pagode, Boi-bumbá e o forró pé de serra.
Participando pela décima vez das edições promovidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa no programa Governo Presente, France revela que sempre procura adaptar o repertório ao gosto do público.
“É muito gratificante estar nesses eventos. Sempre procuro incluir a toada, pois o pessoal é muito receptivo, e canto o que o povo gosta. Como se diz, o artista deve tocar onde o povo aprecia”, destaca a cantora.
Cadastro Estadual de Cultura
O atendimento para inscrições no Cadastro Estadual da Cultura novamente recebeu artistas e fazedores de cultura, esclarecendo dúvidas e permitindo o registro para participação em diversas ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, incluindo editais de fomento à cultura.
Cleudilon de Souza Silveira, conhecido como Passarinho da Amazônia, comentou a importância do cadastro para os profissionais da área e a oportunidade que o programa oferece aos bairros de Manaus.
“O Governo Presente é uma chance para que a comunidade, especialmente o público artístico, se envolva diretamente, promovendo uma abertura junto ao Governo e à secretaria de Cultura do Estado”, afirmou.
Atualmente, Passarinho atua como fotógrafo, guia e observador de aves na Amazônia, revelando sua habilidade em imitar mais de 37 cantos de pássaros da região.