Há 15 minutos
Programa proporciona economia de custos, eficiência energética e redução na emissão de gás carbônico
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
O Governo do Amazonas vai modernizar o sistema de iluminação pública em quatro comunidades de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), com a implantação de modernas luminárias de LED. O serviço será realizado através do Programa Ilumina+ Amazonas. No total, serão instalados 196 pontos de LED, sendo 90 na comunidade São José, 41 em Fé em Deus, 35 em São Jorge e 30 em PDS Moreira.
A previsão de início das instalações é para quarta-feira (25/09). O Município já foi atendido pelo programa em 2022, quando recebeu 1.395 pontos de LED.
Realizado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas antigas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente utilizadas no interior.
De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, a tecnologia LED oferece maior eficiência energética, permitindo uma economia de até 60% no consumo de eletricidade.
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
“Além de reduzir o consumo de energia e minimizar o impacto ambiental, o programa está gerando um grande benefício social para a população das áreas rurais, que agora pode usufruir dos espaços públicos à noite e o comércio tem a possibilidade de ampliar seu horário de funcionamento, promovendo o desenvolvimento local”, destacou.
A implantação de LED segue paralelamente em outros municípios. Em Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus), na sexta-feira (20/09) passada, foi concluída a instalação de 1.006 pontos.
Em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), os trabalhos começaram nesta segunda-feira (23/09), com a previsão de 1.247 pontos de LED, sendo 1.049 na sede e 198 nas comunidades de Cauburus, Piloto, Carvoeiro, Moura e Dom Pedro II.
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
O programa também está em andamento em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), para a implantação de 426 pontos, dos quais 240 já foram instalados na comunidade Realidade. As demais irão para Ipixuna e Auxiliadora.
Desde 2022, o Ilumina+ Amazonas já alcançou 42 municípios e implantou mais de 76 mil pontos de LED no Estado. A meta é atingir todos os 61 municípios do interior, implantando uma iluminação pública sustentável e de alta qualidade até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), que acontece em novembro de 2025, em Belém (PA).