Há 39 minutos
Novo sistema de iluminação pública levou mais luminosidade e segurança aos moradores do município
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEO Governo do Amazonas concluiu a implantação do Programa Ilumina+ Amazonas em Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus). O sistema de iluminação pública do município foi modernizado com 2.351 pontos de LED na sede, que somaram investimento de R$ 5,2 milhões.
Realizado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o Programa Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior. O LED tem maior eficiência energética e proporciona uma economia de até 60% nos custos de energia.
Segundo o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a meta do Governo do Amazonas é modernizar o sistema de iluminação pública dos 61 municípios do interior até a Conferência do Clima (COP 30), prevista para novembro de 2025. O secretário destaca que o programa traz mais qualidade de vida para os moradores dessas regiões.
“O Ilumina+ Amazonas está causando uma transformação silenciosa na vida das pessoas que moram no interior do Estado. Além de gerar economia no consumo de energia e reduzir o impacto ambiental, o programa tem proporcionado um grande ganho social para a população local, permitindo que ocupem os espaços públicos à noite e que o comércio amplie seu horário de funcionamento”, afirmou o secretário.
Elane Davila Alves, moradora de Lábrea há mais de 30 anos, conta que para caminhar pelas ruas era preciso usar a lanterna do celular. Agora, com a chegada do LED, a realidade mudou.
“A cidade toda ficou iluminada. A estrada que vai até o aeroporto, onde as pessoas costumam fazer caminhada, só podia ser usada à tarde, pois à noite era tudo escuro. Agora, está tudo iluminado, graças a Deus. Todos os postes com lâmpada de LED”, disse.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPERecentemente, o programa também instalou LED em comunidades rurais de Iranduba, (a 27 quilômetros de Manaus), com 71 pontos. Foram 32 pontos na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, 18 em Unidos do 26, 11 em Ramal do Jandira e 10 pontos no Ramal do Uga Uga.
Agora, o serviço está em andamento no município de Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus). Serão 1.087 pontos de iluminação na sede do município e mais 723 na área rural – 266 em Vila Oterosa, 213 em Betânia, 136 em Boa Vista, 82 em São José, 16 em São Gabriel e 10 em São Salvador.
Balanço
O Ilumina+ Amazonas já alcançou 47 dos 61 municípios do interior, além de 221 comunidades rurais e indígenas, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas. Lançado em 2022, o programa de modernização do sistema de iluminação pública do interior atingiu 77,05% de execução, com a implantação de mais de 85 mil pontos de LED.