Foto: DivulgaçãoPianistas profissionais e estudantes do instrumento clássico vão ter a oportunidade de participar, gratuitamente, da masterclass de piano ministrada pela mexicana Andrea García Lascurain. A iniciativa, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, será no dia 7 de fevereiro, das 14h às 16h, na sala de piano do Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, Centro
Há 28 minutos
Podem participar tanto profissionais e estudantes de piano, quanto ouvintes
Para os participantes, é necessário que enviem previamente a partitura da peça que será apresentada, em formato PDF, para o e-mail [email protected], no período estipulado da inscrição.
Serão disponibilizadas 10 vagas para participantes e 20 vagas para ouvintes, na faixa etária a partir de 8 anos e com conhecimento básico em piano. As inscrições são feitas no link https://l1nk.dev/xBYF0, para os participantes (estudantes e profissionais) vão do dia 31 de janeiro a 2 de fevereiro; e para os ouvintes de 3 a 4 de fevereiro.
“A masterclass é de grande importância para os praticantes do piano da nossa cidade. Ela tem uma grande experiência em repertório de concertos de obras-primas, que vão do clássico até arranjos mais modernos e contemporâneos e vasta experiência de palco em países como México e Canadá, sendo ainda a vivência que ela tem hoje na sua atual academia musical (Musikala Estudio), onde ensina piano em espanhol, inglês ou em francês, que vem atraindo estudantes do mundo inteiro”, disse a gerente.
Para a gerente geral do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, Ruth Madeira, a masterclass traz inúmeras vantagens, que vão além da técnica, ampliando repertório e a troca de experiências.
Andrea Lascurain é uma das pianistas mais celebradas do México na atualidade, tendo revelado o seu talento em várias cidades mexicanas e teatros prestigiosos como o Anfiteatro Simón Bolívar para Música UNAM, o Lunario do Auditório Nacional na Cidade do México, o Teatro Metropolitano de Querétaro e o Teatro Experimental de Querétaro.
“No decorrer da masterclass ela vai contribuir de forma primordial na aquisição de novas técnicas para melhoria de performance, além de promover um encontro de pianistas, facilitando a rede de contatos (network) entre as pessoas”, finaliza Ruth Madeira, acrescentando que a iniciativa também reforça a procura por aulas de piano no Liceu, atualmente com 76 alunos inscritos.
Além disso, suas apresentações ultrapassaram fronteiras nacionais, cativando audiências em Quebec, no Canadá, e no Teatro Amazonas, no Brasil. Seu repertório abrange uma ampla gama de gêneros musicais, desde obras primas clássicas até arranjos modernos e contemporâneos.