Há 44 minutos
O documento possibilita ao trabalhador rural uma série de benefícios, como o acesso a políticas públicas e crédito rural
Foto: Divulgação/Idam
Durante ação itinerante no município de Japurá (744 quilômetros distante de Manaus), realizada neste mês, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) registrou a emissão de 38 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF). A atividade beneficiou pescadores artesanais e extrativistas das comunidades Castelo, Curimatã de Baixo, Saracura e Nova Esperança.
Realizada entre os dias 10 e 20 de julho, a ação faz parte das atividades do Idam voltadas à regularização de produtores rurais amazonenses. “Foram dez dias percorrendo essas comunidades onde, além da emissão de CAF’s, prestamos orientações sobre os diversos serviços realizados pelo instituto”, disse o técnico da UnLoc Idam/Japurá, Marcos Nunes.
Foto: Divulgação/Idam
O técnico reforçou também que com os documentos em mãos, os produtores estão aptos ao acesso a uma série de benefícios, como o crédito rural e políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), entre outros, que favorecem a atividade desenvolvida por esses trabalhadores.
No decorrer do serviço, o Idam pontuou ainda, junto aos produtores, a importância do associativismo e cooperativismo, por meio de informações sobre a organização de diretoria, como fazer ata, entre outros serviços.