A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu a Medalha Ruy Araújo ao juiz Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, titular da Vara de Trânsito da Comarca de Manaus e auxiliar no Superior Tribunal Militar (STM), na quarta-feira (27/3), no plenário Ruy Araújo do Poder Legislativo, por meio do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 59/2022, de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos).
“Nosso pares aprovaram a Medalha Ruy Araújo ao doutor Flávio, que vem contribuindo com o Amazonas e colaborando com vários trabalhos no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Ele também recebeu o Título de Cidadão Amazonense pela colaboração em todos esses anos no nosso Estado”, disse o deputado João Luiz.
O juiz Flávio Freitas afirma que essa é a segunda vez que a Casa Legislativa presta uma homenagem a ele e revela que receber essa honraria é muito importante.
“Na realidade, quando se fala dos serviços prestados, eu sou uma parte dessa engrenagem e o serviço não foi só meu. Se eu tive o meu trabalho reconhecido em prol da sociedade amazonense, eu não fiz só e tiveram pessoas ao meu lado, que me fizeram chegar até aqui”, ressaltou o magistrado.
O deputado estadual Wilker Barreto, que presidiu a sessão da entrega da Medalha Ruy Araújo, enfatizou que a honraria concedida ao juiz Flávio Freitas é justa homenagem para um magistrado com uma carreira notória na sociedade amazonense.
“Momentos como esse são importantes para que possamos reconhecer setores da sociedade, que contribuem para o crescimento do nosso Estado. As contribuições realizadas pelo nosso homenageado já dá a ele todos os pré-requisitos para essa honraria”, frisou o parlamentar.
A ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Elizabeth Rocha, que participou de forma virtual da sessão, parabenizou a Casa Legislativa pela homenagem ao juiz Flávio Freitas. “Hoje tenho o privilégio de contar com ele como juiz auxiliar. Ele tem trazido importantes aportes à Justiça Militar da União com o seu conhecimento e carisma”, enfatizou a magistrada.
O desembargador Flávio Pascarelli, diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), pontuou que a Assembleia Legislativa do Amazonas fez uma bela homenagem ao magistrado. “O Flávio escolheu o Amazonas pela sua capacidade intelectual e capacidade técnica, onde passou em todos os concursos que fez, e quando estava em Minas Gerais como procurador federal, optou pelo Amazonas. Ele na magistratura tem uma qualidade de agregar”, destacou o diretor da Esmam.
O juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas, em discurso, também parabenizou o Poder Legislativo, em nome dos deputados João Luiz e Wilker Barreto, por conceder a honraria. “A Associação também sente-se homenageada, mas quero que o Flávio leve meu carinho e abraço fraternal como um magistrado que lhe admira também. Parabéns e sucesso”, disse o juiz Gildo Filho.
O secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Cordeiro Antony Filho, que representou o governador Wilson Lima na solenidade, explicou que a homenagem é justa, e o Estado ganha com a presença do juiz Flávio Freitas. “A Casa do Povo faz justiça para um membro da nossa sociedade, alguém que constrói um Estado melhor, que ele escolheu para viver. Eu tenho certeza de que a honraria é justa para alguém que trilhou o caminho para fazer o bem”, concluiu.
A solenidade também contou com a presença do subprocurador do município, Marco Aurélio Choy, representando o prefeito David Almeida; do defensor público Ulisses Silva Falcão, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), Alessandro Samartin de Gouveia, juíza Lucia Viana, presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica no Amazonas (ABMCJ/AM), Marcelo Lima Filho, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Amazonas (CNB-AM) e dentre outras autoridades.