O vereador Lissandro Breval (Progressistas) anunciou que irá solicitar à Câmara Municipal de Manaus (CMM) a realização de uma Tribuna Popular para discutir os efeitos da estiagem no comércio da capital amazonense em 2024. Durante a Sessão Plenária na segunda-feira (03/06), o parlamentar destacou a importância de trazer os principais atores deste cenário para discutir ações que possam minimizar os impactos da seca no setor.
Segundo Breval, o comércio é o maior gerador de empregos em Manaus e foi fortemente afetado pela estiagem no ano passado. Para evitar que a situação se repita este ano, os comerciantes já estão se organizando e o vereador quer trazer essa discussão para a CMM em uma Tribuna Popular. Ele ressalta a importância de unir esforços para encontrar soluções efetivas para o novo cenário de estiagem.
O vereador tem enfatizado regularmente a importância do comércio no Centro de Manaus para a economia da cidade. Além disso, ele destaca a necessidade de unir-se à luta pela revitalização histórica e valorização da área, que, segundo ele, está abandonada pela gestão municipal. Breval afirma que tem cobrado ações efetivas, mas até o momento só tem visto “teatro” sendo feito. Ele cita como exemplo a proposta de construção de um mirante como ressignificação do Centro, enquanto a região continua suja, desorganizada e com praças tomadas por usuários de drogas, sem infraestrutura ou trabalho social.