O IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário ocorreu em São Paulo, de 7 a 10 de maio
A valorização e a preservação da história da Justiça brasileira e de suas instituições foram debatidas durante o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, em São Paulo (SP), de 7 a 10 de maio. A solenidade de abertura foi realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), com a presença de representantes de instituições e da sociedade civil.
A abertura contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso. Na mesa de honra, o presidente da Comissão de Gestão da Memória do Poder Judiciário do CNJ, conselheiro Giovanni Olsson, destacou o espírito de cooperação interinstitucional entre os tribunais organizadores. “A memória não trata do passado, mas do presente e, acima de tudo, do compromisso de olharmos para o futuro aprendendo com o que se fez no passado e valorizando tudo aquilo que foi feito na prestação de serviço público de Justiça pelas milhares de pessoas que nos antecederam”, disse.
Magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª REgião (AM/RR) participaram do encontro nacional. Estiveram presentes: a diretora do Centro de Memória (Cemej11), desembargadora Solange Maria Santiago Morais; o coordenador da Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD), juiz Igo Zany Nunes Corrêa; a juíza Stella Litaiff Isper Abrahim Cândido (suplente da CPAD); a diretora da Coordenadoria de Gestão da Memória do Cemej11, servidora Cynthia Maria Donadio Ribeiro; e o chefe da Seção do Arquivo Permanente, servidor Jordane Dalmo Fonseca.
Memória do Poder Judiciário
Realizado desde 2021, a edição deste ano teve como tema “Memória: Preservação, Gestão e Inovação”. A organização conjunta foi realizada por cinco tribunais com a parceria do CNJ: Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJM-SP).
O Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário foi instituído pela Resolução CNJ n. 316/2020 e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. O foco é a preservação da história do Judiciário nacional e o compartilhamento de experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro com informações do TJ/SP
Foto: Cemej11