O objetivo é conscientizar sobre um dos tumores malignos mais frequentes e letais no mundo
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) aderiu à campanha Março Azul, promovida pelas Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP), juntamente com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). Em 2024, a mobilização nacional tem como tema “Médico & Paciente – Parceria que salva! Vamos juntos evitar o câncer de intestino”.
Também chamado de câncer de cólon e reto, ou câncer colorretal (CCR), este é um dos tumores malignos mais frequentes e letais no mundo. O objetivo é conscientizar a população sobre o câncer de intestino através do diagnóstico e tratamento precoces.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, estima 45.630 novos casos de câncer colorretal no Brasil por ano no triênio 2023/2025, afetando potencialmente mais de 136 mil brasileiros. Segundo o Inca, há um risco estimado de 21,10 casos por 100 mil habitantes, divididos entre 21.970 homens e 23.660 mulheres. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Datasus, referentes a 2020, indicam que 20.245 pessoas faleceram devido ao câncer de cólon, reto e ânus, ressaltando a urgência de ações preventivas e de conscientização.
Durante este mês, os prédios do Fórum Trabalhista de Manaus, no Centro, e da Sede Judiciária, na Praça 14 de Janeiro, ficarão iluminados na cor azul. Além do TRT-11, outras instituições públicas e privadas também aderiram a essa campanha em prol da prevenção. Confira mais informações no site https://www.marcoazul.org.br/.
Conheça e apoie o Março Azul!
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro
Fotos: Seção de Segurança
Arte: Campanha Março Azul