A ex-primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, recebeu o título de Cidadã do Amazonas das mãos da deputada estadual Débora Menezes (PL), no sábado (4/5). O evento, voltado ao público feminino, reuniu mais de duas mil pessoas no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na zona Centro-Sul de Manaus. A homenagem foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em 2023.
Em discurso, Débora destacou que o título é um reconhecimento à Michelle pelo trabalho realizado quando esteve à frente do programa Pátria Voluntária, que mobilizou instituições públicas e privadas no Amazonas, com doações de mantimentos, fomentos e equipamentos essenciais para Organizações da Sociedade Civil (OSCs), institutos e fundações e outras entidades de atendimento a idosos, Pessoas com Deficiência (PcDs), pessoas em situação de rua e comunidades indígenas.
“A senhora realizou um trabalho silencioso, mas que teve um grande alcance, principalmente durante a pandemia da Covid-19, deu voz aos portadores de doenças raras e fez a inclusão de pessoas surdas do Amazonas, passando a tratá-los com dignidade. Estou honrada em poder entregar este título e agradecer por tudo que fez pelo Estado e pelo país”, comentou a parlamentar ao ressaltar também a entrega de várias toneladas de alimentos à Manaus e interior do Amazonas, pelo Pátria Voluntária.
Michelle agradeceu a homenagem e o reconhecimento do trabalho, que não tinha a intenção de se tornar referência internacional na luta pelas pessoas com deficiência.
“O Pátria Voluntária acabou se tornando um dos maiores programas de voluntariado dos últimos governos com mais de 600 mil voluntários inscritos e mobilizou milhares de doações. É uma pena estar parado”, comentou a homenageada.
Após as falas da ex-primeira-dama, o público aplaudiu Michelle celebrando a honraria.
Entre as instituições beneficiadas com doações do Amazonas pelo Pátria Voluntária esteve a Associação Missionária Evangélica Vida, em Iranduba (distante a 27 quilômetros de Manaus); o Instituto Bem Pescado, que atua nos municípios de Boca do Acre (1.028 quilômetros), Eirunepé (1.160 quilômetros), Guajará (10.476 quilômetros, Ipixuna (1.367 quilômetros) e outras cidades do Purus; a Associação de Missões Transculturais Brasileiras; o Instituto Filippo Smaldone; o Lar Batista Janell Doylle e a Fundação Dr. Thomas, localizadas em Manaus.