Criado: Quinta, 20 Junho 2024 18:37
Ação visa tornar o ambiente escolar mais acolhedor e seguro por meio de práticas lúdicas de respeito
Em reconhecimento à Escola Municipal Divino Pimenta Faleiros, localizada na zona leste de Manaus, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa), premiou a instituição com o Selo Escola Restaurativa – Fomento à Cultura da Paz. A cerimônia ocorreu na tarde desta quinta-feira (20/06).
Desde 17 de abril deste ano, a escola tem sido palco de iniciativas restaurativas, resultado de uma colaboração entre as secretarias Municipal de Educação de Manaus (Semed) e de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O projeto visa transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor e seguro, utilizando práticas lúdicas que promovem o respeito mútuo entre os estudantes.
Durante a cerimônia de entrega do Selo Escola Restaurativa, também foi apresentado o Relógio da Paz, um símbolo que simboliza o compromisso da instituição com a promoção da cultura da paz e o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis. Este objeto será integrado às atividades diárias da escola, reservando momentos para a resolução de conflitos de maneira construtiva e práticas de desenvolvimento interpessoal.
Coordenadora do Nupa, a procuradora de Justiça Anabel Vitória Mendonça de Souza revelou que, com o selo, a escola Divino Pimenta se comprometeu a adotar “um novo paradigma mental, comportamental e fundamentalmente de mudança de postura”. “Uma das práticas implementadas é o ‘Relógio da Paz’, em que crianças e adolescentes dessa escola, durante uma vez por semana, irão parar suas atividades por poucos minutos para praticar alguma atividade que tenha como foco a cultura da paz“, concluiu.
Durante o lançamento do selo, o procurador-geral de Justiça (PGJ) Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior discursou sobre a importância do projeto para toda a sociedade amazonense. “É um projeto sonhado por todos nós”, elogiou, reforçando sobre a importância de práticas de comunicação não-violenta, além de incentivar os pais presentes a realizarem as práticas de justiça restaurativa em casa. “É um trabalho que precisa ser realizado por todos nós”, finalizou o PGJ.
Débora Santiago, estudante do 9º ano da escola Divino Pimenta, expressou suas impressões sobre as práticas de justiça restaurativa do projeto “Escola em Paz”. Em sua fala, ela destacou a importância da comunicação aberta proporcionada pelo projeto, permitindo aos alunos compartilhar traumas e problemas sem vergonha. Débora elogiou a habilidade dos mediadores em expor as situações de maneira compreensível e sem constrangimento. Ela ainda afirmou que se sente mais segura para dialogar com amigos.
Texto e foto: Victor Lemos
Foto: Mário Oliveira/Semed