Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > MP Eleitoral orienta forças policiais, candidatos e partidos sobre crimes eleitorais às vésperas das eleições, em São Paulo de Olivença e Amaturá
AmazonasMeio Ambiente

MP Eleitoral orienta forças policiais, candidatos e partidos sobre crimes eleitorais às vésperas das eleições, em São Paulo de Olivença e Amaturá

7 de outubro de 2024
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Criado: Sexta, 04 Outubro 2024 14:17

Recomendação reforça medidas a serem adotadas no caso de flagrante delito

Com as eleições municipais programadas para este final de semana, o Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu uma série de orientações destinadas às autoridades policiais, policiais militares, candidatos, partidos políticos, coligações e federações eleitorais, com o objetivo de prevenir e combater crimes eleitorais em São Paulo de Olivença e Amaturá, municípios da 22ª Zona Eleitoral.

As orientações tratam da instauração de inquéritos policiais eleitorais (IPLs), que poderão ser instaurados de ofício pela autoridade policial, por requisição do Ministério Público Eleitoral ou por determinação da justiça Eleitoral. Em locais onde não há atuação da polícia Federal, como é o caso desta ZE, a polícia Civil do estado poderá atuar de forma supletiva, conforme a Resolução TSE nº 23.640/2021.

Os crimes eleitorais, tipificados no Código Eleitoral e em outras legislações específicas, são considerados de ação pública incondicionada e, portanto, exigem atuação imediata das autoridades competentes. A promotora de justiça Kyara Trindade Barbosa destacou que os últimos dias de campanha são, geralmente, marcados por ações desesperadas de candidatos que antecipam uma possível derrota, com destaque para a prática de compra de votos.

“A recomendação se dá dentro da necessidade de orientar coligações, candidatos, partidos e forças de segurança pública, em especial a polícia Militar e a polícia Civil, que certamente serão as primeiras a tomar conhecimento de eventuais crimes eleitorais, pois em muitos municípios não contaremos com efetivo da polícia Federal. Importante esclarecer que muitos crimes eleitorais acontecem na véspera e no dia das eleições, razão pela qual é importante prestar os esclarecimentos necessários para a prevenção desses crimes e garantir o regular exercício do direito de voto”, afirmou a promotora.

O documento do MPAM orienta sobre a condução de denúncias de crimes eleitorais, ressaltando que qualquer cidadão que tenha conhecimento de uma infração penal eleitoral deve informar à autoridade policial, ao Ministério Público Eleitoral ou ao juiz eleitoral. A autoridade policial, ao verificar a autenticidade das informações, deve instaurar o inquérito. Também é destacada a importância de comunicar imediatamente o promotor eleitoral, que é responsável pela fiscalização da regularidade do processo eleitoral e pela ação penal pública.

As orientações incluem ainda a prisão em flagrante de quem for encontrado cometendo infrações eleitorais, salvo nos casos de crimes de menor potencial ofensivo, com comunicação imediata ao juiz eleitoral e ao Ministério Público. Os presos deverão ser apresentados ao juiz eleitoral para audiência de custódia no prazo de 24 horas, conforme determina a legislação vigente.

Exemplos

Entre os crimes mais comuns citados pelo MPAM estão a retenção do título eleitoral contra a vontade do eleitor, a promoção de desordem que prejudique os trabalhos eleitorais e o impedimento ou embaraço ao exercício do voto. Para cada uma dessas situações, foram especificadas ações práticas a serem tomadas pelas autoridades policiais.

O MPAM também reforçou que as práticas de corrupção eleitoral serão rigidamente fiscalizadas. Casos envolvendo a distribuição de bens ou dinheiro aos eleitores serão comunicados imediatamente ao promotor eleitoral, podendo resultar em busca e apreensão ou outras medidas necessárias. As consequências para os infratores incluem pena de reclusão, multa, cassação do registro ou diploma, além da declaração de inelegibilidade por oito anos.

A recomendação eleitoral foi amplamente divulgada, incluindo o envio de cópias aos candidatos, partidos e ao Batalhão da polícia Militar e delegacia de polícia Civil, bem como a publicação na íntegra no Diário Oficial do Ministério Público do Estado do Amazonas (Dompe). O objetivo é garantir um processo eleitoral limpo e evitar práticas ilícitas, contribuindo para a lisura do pleito nos municípios.

Texto: Yasmin SiqueiraFoto: Erlon Rodrigues/PC-AM

  

Tags:AmaturáDenúnciaseleicoesEstado do AmazonasfiscalizaçãopoliciaPolícia Civilpolicia federalpolicia militarprisaoSão Paulo de OlivençaSegurança Pública
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Prosai vai fortalecer o turismo em Parintins, ao transformar parques e praças em polos de convivência

Por administrador
Amazonas

No Careiro da Várzea, governador Wilson Lima realiza entregas sociais e fortalece o setor primário

Por administrador
Amazonas

CGE-AM avança na implementação do Sistema de Controle Interno e moderniza auditorias no Poder Executivo

Por administrador
Amazonas

Campanha “Fevereiro Roxo” marca abertura das atividades dos Centros de Convivência na segunda-feira

Por administrador
Amazonas

Ballroom Culture celebra diversidade, arte e protagonismo trans em Manaus

Por administrador
Amazonas

Sejusc promove visita cultural ao Teatro Amazonas para migrantes e apátridas acolhidos no posto de apoio

Por administrador
Amazonas

Pesquisadores premiados pela Fapeam reconhecem papel do Governo do Amazonas no fortalecimento da ciência

Por administrador
Amazonas

Festa do Guaraná consolida Maués como destino turístico e registra alto índice de satisfação

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas amplia patrulhamento ostensivo em áreas de difícil acesso com uso de motocicletas

Por administrador
Amazonas

Fórum da Teia Amazonas avança na organização dos GTs e define critérios para eleição de delegados

Por administrador
Amazonas

Vila Olímpica recebe edição do ‘Vila Aberta Para Todos’ com 300 vagas para curso de defesa pessoal feminina

Por administrador
Amazonas

Inscrições para concurso do Ipaam se encerram hoje

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?