Criado: Quinta, 18 Julho 2024 16:22
Nesta quinta-feira (18/07), o projeto passou pela Escola Estadual de Tempo Integral Professora Lecita Fonseca Ramos e pelo Colégio Santa Dorotéia
Criado para aproximar o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) das instituições de ensino na promoção da cidadania e do conhecimento dos direitos fundamentais básicos, o projeto “MP nas Escolas”, do MPAM, via Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizou uma visita institucional à Escola Estadual de Tempo Integral Professora Lecita Fonseca Ramos, no bairro Monte das Oliveiras, na zona Norte de Manaus. O encontro com docentes e estudantes ocorreu na manhã desta quinta-feira (18).
O encontro foi liderado pelo promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, chefe do Ceaf, acompanhado pelo também promotor de Justiça Rogério Marques Santos. “Nosso trabalho não é de impor medo nas pessoas, de fazer com que a lei seja aplicada cegamente, a qualquer custo. Não é isso. Nós trabalhamos de acordo com o devido processo legal e em respeito aos direitos humanos”, afirmou Rogério, em fala direcionada aos alunos.
De acordo com Vanessa Lima, diretora da escola, a visita do Ministério Público às escolas, principalmente do ensino médio, é uma iniciativa de suma importância para o ambiente escolar. “Nós temos componentes curriculares ligados ao Direito e à Justiça, e é necessário que o cidadão tenha acesso ao conhecimento, tanto dos seus direitos quanto do seu papel, bem como de seus deveres dentro da sociedade. O estudante precisa entender e receber a instituição como parceira e amiga. Nós queremos e estamos com as portas da escola sempre abertas ao MP”, exaltou.
A visita contou com a participação de 91 estudantes do ensino médio e de professores de Sociologia, durante debates sobre a atuação do MPAM na garantia dos interesses sociais.
Centro no itinerário
O projeto também teve edição no Colégio Santa Dorotéia, localizado no Centro, zona Centro-Sul de Manaus, com cerca de 400 alunos, divididos entre o ensino fundamental e o médio, nesta manhã. Na ocasião, as promotoras de Justiça Marcelle Arruda e Márcia Cristina Oliveira falaram sobre “Bullying e cyberbullying”.
Texto: Ramon Oliveira e Lennon CostaFoto: Steven Conte