Criado: Sexta, 14 Junho 2024 17:11
Apresentada em maio às lideranças locais, iniciativa começa no município do baixo Solimões, devido aos seus índices de desenvolvimento
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) deu início, nesta sexta-feira (14/06), à implementação do projeto IDH+ em Coari. A cerimônia, realizada no auditório Rio Copeá, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) na cidade, contou com a presença de autoridades locais e estaduais. O evento marcou o começo de uma série de ações voltadas para a melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano no município.
A escolha de Coari como piloto do projeto foi motivada pelo fato de o município contar com promotores titulares em suas duas promotorias, polo de três instituições públicas de Ensino Superior (Ufam, Instituto Federal do Amazonas – IFAM e Universidade do Estado do Amazonas – UEA), acesso relativamente fácil à capital e grande potencial para melhorar seus indicadores preliminares, tendo em vista que Coari possui o segundo maior PIB per capita do Amazonas.
Com a implementação do projeto, espera-se uma melhoria significativa nos indicadores de desenvolvimento humano em Coari e, posteriormente, em outros municípios do Amazonas, proporcionando uma vida mais digna e oportunidades de crescimento para seus habitantes. O sucesso do IDH+ pode servir de modelo para outras regiões do Brasil que enfrentam desafios semelhantes.
Coordenador do projeto, o promotor de Justiça Lauro Tavares da Silva destacou que o IDH+ representa um compromisso com a transformação social e a Justiça. “Sabemos que é um projeto de longo prazo, mas que deve ser desenvolvido, e as parcerias que estamos firmando com as universidades e os municípios irão permitir alcançar esses objetivos. Estamos determinados a trazer melhorias concretas e duradouras à população de Coari e de todo o Amazonas”, afirmou.
Já a professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes, diretora do Campus Médio-Solimões da Ufam, disse saber da complexidade que o Estado apresenta. “A universidade está empenhada em colaborar com esta iniciativa, oferecendo conhecimento técnico e apoio contínuo para trabalharmos juntos pelo desenvolvimento sustentável da região”, defendeu.
Durante a manhã, foram feitas exposições dos dados e o panorama geral da situação do município. Bruno Cordeiro Lorenzi, servidor do MPAM, pesquisador da Ufam e integrante do Atlas ODS AM, apresentou os aspectos metodológicos dos estudos que embasam e orientam a execução do projeto.
À tarde, foram formados grupos temáticos para levantar problemas e propor soluções específicas para cada área. Os grupos foram divididos conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Grupo 1 – ODS 1-3: Erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar.
Grupo 2 – ODS 4-11: Educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis.
Grupo 3 – ODS 12-17: Consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, Justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.
Os promotores Marcelo Scarin Jantorno e Bruno Escórcio Cerqueira Barros, da primeira e segunda promotorias de Coari, ficarão responsáveis por acompanhar a evolução do projeto na cidade.
Por meio de ações como esta, o MPAM reafirma seu compromisso com a cidadania e a Justiça, trabalhando em prol de um Amazonas mais justo e desenvolvido para toda a população.
Sobre o IDH+
O projeto IDH+ é uma iniciativa inovadora que busca responder aos baixos índices de progresso social nos municípios do Amazonas. Em parceria com o projeto Atlas ODS AM, o IDH+ visa realizar um diagnóstico detalhado das condições de vida no Estado, identificando carências e desafios da população e reformulando políticas públicas com foco na melhoria das condições de vida dos habitantes da região. A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo um desenvolvimento equilibrado e sustentável.
A iniciativa desenvolve e implementa ações em parceria com órgãos públicos, instituições de ensino, empresas e ONGs, focando em saúde, educação, renda e qualidade de vida. O projeto prevê o monitoramento contínuo dos resultados, ajustando as estratégias conforme necessário, além de promover a capacitação de gestores públicos e líderes comunitários. Também busca engajar a comunidade local na identificação e solução de problemas, reduzindo disparidades socioeconômicas.
Texto: Steven ConteFoto: Ulisses Farias