Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > MPAM reúne mais de 40 conselheiros tutelares para discutir atuação urgente de combate à violência infantojuvenil no Amazonas
AmazonasMeio Ambiente

MPAM reúne mais de 40 conselheiros tutelares para discutir atuação urgente de combate à violência infantojuvenil no Amazonas

20 de maio de 2024
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

Criado: Sexta, 17 Mai 2024 15:21

Encontro visa integrar diferentes frentes no combate à violação de direitos de crianças e adolescentes vulneráveis

Às vésperas do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao abuso e Exploração Sexual Infantil, mais de 40 representantes de Conselhos Tutelares estiveram presentes, nesta sexta-feira (17), na sede do Ministério Público do Amazonas (MPAM), para discutir, junto à 27ª Promotoria de justiça da Infância e Juventude, ações de combate à violência contra crianças e adolescentes, conforme a Recomendação emitida na última terça-feira, 14, no Diário Oficial do MPAM (Dompe).

O procurador-geral de justiça do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, abriu a reunião, dando boas-vindas aos presentes e destacou o compromisso do MPAM com o tema e a importância das promotorias de infância e juventude no combate à violência. 

“Estamos aqui na condição de membros do Ministério Público e nós queremos ser instrumentos de vocês para que possamos realizar nosso trabalho, transformando uma sociedade mais justa e, principalmente, humana para nossas crianças. A Promotoria da Infância e Juventude, a meu ver, é a área mais importante que tem, não só na área jurídica, mas, também, na área social e humana”, afirmou o procurador-geral. 

Além do Conselhos Tutelares, demais órgãos da REDE de proteção à criança e ao adolescente estiveram presentes na ocasião: representantes de abrigos, da Secretaria Municipal de assistência social e Cidadania – Semasc, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA e outras entidades lotaram o Auditório Gebes de Mello Medeiros, na sede da Procuradoria-Geral de justiça do Amazonas.

Presente na reunião, a subprocuradora-geral de justiça para assuntos administrativos do MPAM, Lílian Maria Pires Stone, ressaltou que um conselho tutelar forte é, simplesmente, a mão direita do promotor de justiça. Se nós temos um conselho tutelar forte, se nós temos conselheiros tutelares competentes, que têm inteligência, que têm preparo, o trabalho do Ministério Público fica muito mais fácil”.

A promotora de justiça, responsável pela Recomendação, falou sobre a importância de aproximar o Ministério Público dos conselheiros tutelares, para que as demandas cheguem com mais celeridade, dada a gravidade da situação em que crianças e adolescentes, vítimas de violência, se encontram. Também fala sobre acolhimento e a importância dos conselheiros ouvirem a criança e o adolescente sem a presença dos responsáveis, para que a criança possa se expressar sobre possíveis situações de violência, sem qualquer tipo de pressão. Além da importância dos conselheiros terem em mente a quem recorrer diante de um caso de criança em vulnerabilidade.

“Temos de ter em mente que quando eu vou atender uma criança ou um adolescente que está em suspeita, ameaça ou situação de violação de direito, eu tenho de formular os caminhos que vou percorrer, os tentáculos que vou ter de alcançar, verificar se aquela família está tendo acesso à saúde, se aquela criança precisa ser encaminhada para a REDE de saúde e se tem alguém precisando ser encaminhada para atendimento odontológico. Tudo isso eu tenho de levar em consideração. Daqui vou escalonando e vou desenvolvendo a minha atuação”, disse a promotora de justiça Christiane Dolzany, sobre as políticas públicas interligadas, após agradecer a presença do procurador-geral Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, da subprocuradora-geral para Assuntos Administrativos, Lílian Stone, e da secretária-geral do MPAM, Renilce Helen de Queiroz. 

Por fim, foi iniciada a explanação sobre a recomendação e aberta a rodada de perguntas para ouvir os presentes, tirando dúvidas e apresentando os diversos canais de denúncia do Ministério Público do Amazonas, que englobam formulários, via site oficial, Disque-denúncia do MPAM, e-mail, WhatsApp e demais canais da Ouvidoria, além do atendimento presencial. 

Canais de denúncia 

As denúncias podem ser feitas por diversos canais: via formulário eletrônico no link http://denuncia.mpam.mp.br; por e-mail em [email protected]; pelo WhatsApp no número (92) 3655-0745, de segunda a sexta-feira, via mensagem de texto; presencialmente nas unidades da Ouvidoria-Geral em Manaus, nos endereços da Av. Cel. Teixeira, 7995, Nova Esperança, e da Av. André Araújo, 23, Aleixo, de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h; por telefone no Disque-denúncia 0800 092 0500, também de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h; via postal para o endereço da Av. Cel. Teixeira, 7995, Nova Esperança, Manaus/AM, CEP: 69037-473; pelo Disque 100 (direitos humanos) e Ligue 180 (Atendimento à Mulher), acessíveis em https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh; e pela plataforma Fala.BR da Controladoria-Geral da UNIÃO no link https://falabr.cgu.gov.br/.

Texto: Yasmin Siqueira 

Foto: Irailton Gomes

  

Tags:DenúnciasManausviolencia
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Depca reforça atuação e esclarece inexistência de registros de tráfico humano interestadual ou internacional de crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Centros de Convivência promovem oficinas de criação de adereços e máscaras para o Carnaval

Por administrador
Amazonas

Serviços de atendimento à mulher da Sejusc funcionarão 24 horas por dia durante período carnavalesco

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagens de quatro pessoas que desapareceram em Manaus

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima preside primeira reunião do Codam em 2026 e aprova 44 projetos com R$ 810,9 milhões em investimentos

Por administrador
Amazonas

Policiamento ostensivo e aproximação com a população reduzem roubos a residências em 47% nas zonas centro-oeste e centro-sul de Manaus

Por administrador
Amazonas

FVS-RCP alerta sobre a proibição da comercialização de fórmula infantil com risco de contaminação por toxina

Por administrador
Amazonas

Dia do Atleta Profissional: Maria de Fátima simboliza o alto rendimento e a superação no esporte amazonense

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Enredos ancestrais e histórias de comunidade marcam ensaio técnico do Grupo Especial

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas abre processo seletivo com 265 vagas para Hospital do Sangue

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima alinha ações estratégicas para enfretamento à cheia de 2026, durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais

Por administrador
Amazonas

Sect reafirma apoio institucional ao projeto Meu Pedaço de Chão, voltado a regularização fundiária

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?