O vereador William Alemão (Cidadania) solicitou, nesta terça-feira (19/03), a prorrogação do prazo para pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em Manaus. O limite para quitar a parcela única ou a primeira prestação venceu na última sexta-feira (15/03).
Em pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o líder do Cidadania na Casa Legislativa afirmou que foi abordado pela população para fazer o pedido às autoridades responsáveis. O vereador pontuou que muitas reclamações dão conta do recebimento do boleto em prazo inviável para pagamento.
“Nós temos Projetos de Lei que dão maiores poderes a Procuradoria Geral do Município de renegociar dívidas, e estes projetos ainda não foram votados. Seria de bom tom que a Semef (Secretaria Municipal de Finanças) desse um prazo maior para o pagamento da primeira parcela do IPTU, para não jogar a população de Manaus ou parte dela em situação de inadimplência”, disse.
O IPTU é um tributo coletado pela prefeitura com base na taxa relacionada ao valor de mercado dos imóveis registrados. Para os contribuintes que optarem pelo parcelamento em até 10 vezes, a data de vencimento final é 15 de dezembro deste ano.
Escadão – Ainda no pronunciamento, o vereador trouxe à tribuna da CMM a situação precária de um escadão localizado no núcleo 21 do bairro Cidade Nova, zona norte, exibindo um vídeo do local. Segundo Alemão, o escadão, como é conhecido, foi reformado em agosto de 2023 e apresenta defeitos em sua estrutura.
De acordo com o parlamentar, a escada é um recurso para a mobilidade dos cidadãos que frequentam a região, visto que interliga bairros e núcleos como o Mutirão e Cidade Nova, na zona norte.
“O acabamento da tinta está bem aplicado, e acredito que o que está segurando essa escada é a tinta, de resto, a estrutura toda cedeu. A população não pode usar essa escada, fora que o risco de desmoronamento é gigante”, destacou o parlamentar.
The post Na CMM, vereador William Alemão pede prorrogação do prazo para pagamento do IPTU appeared first on Câmara Municipal de Manaus.