Vice-governador Tadeu de Souza faz abertura oficial da conferência LAC Flavors 2024 – Edição Amazônia, realizada pela primeira vez no Brasil
Foto: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-governadoria
O Governo do Amazonas está fomentando a consolidação de negócios inovadores e sustentáveis a partir de ativos da floresta em pé. Nesta quarta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, o vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, abriu a programação da LAC Flavors 2024, maior rodada de negócios do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na América Latina e Caribe para o setor de alimentos e bebidas.
O evento, que está em sua 12ª edição, ocorre no Brasil pela primeira vez e está sendo realizado no Studio 5 Centro de Convenções, localizado no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.
A iniciativa, apoiada pelo Governo do Amazonas, é do BID em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Governo Federal.
Aos mais de 500 participantes, entre empresas fornecedoras e compradoras, de diversos países, o vice-governador destacou que o Amazonas está preparado para receber investimentos em bionegócios. Para Tadeu de Souza, a conferência é uma oportunidade de mostrar ao mundo a capacidade do Amazonas de consolidar modelos de negócios e produzir em larga escala usando insumos da região.
“Esse evento dá visibilidade ao Amazonas, à cidade de Manaus e dá mostra da importância e do quanto somos um celeiro, um almoxarifado aberto, com a capacidade de produzir em escala industrial insumos alimentícios e ser uma marca de liderança no mundo, uma marca vinculada ao Brasil, uma marca vinculada à Amazônia”, ressaltou o vice-governador.
Foto: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-governadoria
Oportunidades
A LAC Flavors 2024 – Edição Amazônia segue até esta quinta-feira (06/06) com realização de palestras, seminários e rodada de negócios no estilo matchmaking. De acordo com o BID, o objetivo central é expandir e fortalecer o comércio para as pequenas e médias empresas do setor, gerando novas oportunidades de negócios e proporcionando espaços de aprendizagem.
Ao todo, mais de 260 pequenas e médias empresas (produtores ou distribuidores de alimentos e bebidas) de 23 países da América Latina e Caribe participam do evento. Além disso, estão presentes mais de 80 compradores internacionais do ramo, de 29 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Bélgica, Israel e Polônia.
O representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, destacou o papel do Amazonas no cenário internacional de negócios sustentáveis.
“A proposta aqui é realizar e potencializar os negócios tradicionais amazônicos que têm temperos, ingredientes e uma comida ímpar. Essa feira que o BID organiza há muitos anos, essa é a 12ª edição, trazê-la para o coração do Amazonas é muito relevante para fomentar os negócios e, por sua vez, fomentar a sustentabilidade e manter a floresta em pé”, enfatizou.
Este ano, o destaque da programação é uma sessão especial com chefs de renome mundial, locais e internacionais, que vão explorar os ingredientes amazônicos para evidenciar o potencial da biodiversidade local. O gerente do setor de Comércio e Integração do BID, Fabrizio Opertti, afirmou que o evento deve gerar quase três mil reuniões de negócios bilaterais.
“Temos aqui o potencial da oferta exportável amazônica. E vinculado à gastronomia, temos chefs internacionais que vieram de todas as partes do mundo para ver essa oferta gastronômica e exportável amazônica. Há sessões técnicas de certificação de plataformas digitais para exportação, diferentes temas que são determinantes para o comércio internacional para uma Amazônia sustentável”, declarou.
Foto: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-governadoria
Participantes
Além dos vice-governador e dos representantes do BID, a abertura do evento também teve a participação da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, e da secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Renata Amaral.
Estiveram presentes, ainda, o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ian Ribeiro; os secretários-executivos de CT&I, Jeibi Medeiros, e de Relações Institucionais, Tayana Rubim, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), e a subcoordenadora administrativo-financeira da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Daniella Jaime.
O post No Dia do Meio Ambiente, Governo do Amazonas fomenta bionegócios em conferência internacional do BID apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.