Um aporte de R$ 1,5 milhão será destinado a startups do Amapá, para investimentos em projetos que possam ser incluídos na captação de recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) junto às empresas de bens de informática do Polo Industrial de Manaus (PIM). O valor foi anunciado pelo CITS Amazonas, durante o “Pitch Day” realizado nesta quinta-feira (23), em Macapá, como parte do segundo e último dia da Jornada de Integração Regional do Desenvolvimento do Amapá – 2024.
A atividade foi realizada na sala deliberativa da Fecomércio-AP, com o acompanhamento do coordenador de Articulação Tecnológica da Suframa, Ygor Thomé, e reuniu 13 startups. Dez delas, que estão relacionadas à Indústria 4.0 e Modernização Industrial, foram selecionadas pelo CITS para potencial recebimento do aporte.
De acordo com a gerente da área comercial e inovação do pitchs, Vânia Vial, em síntese a reunião foi extremamente importante, principalmente porque apresentou um nível bem elevado de maturidade das startups, dos projetos e da forma de apresentar os pitchs.
“Nós ficamos bem felizes com a apresentação dos pitchs. Temos startups de várias áreas, de vários segmentos e em vários estágios. Algumas estão na fase de ideação, de validação do seu protótipo, e outras já estão com produtos prontos e na fase de fabricação. Vamos selecionar algumas delas para passar pelo crivo de aderência e de pertinência ao programa da Indústria 4.0 e também para saber se têm adequação à legislação. Nossa intenção é que um milhão e meio de reais sejam destinados para startups aqui no Estado do Amapá”, frisou Vânia Vial.
Além do CITS, outros dois programas prioritários de PD&I participaram do Pitch Day: de Bioeconomia, coordenado pelo Idesam, e o de Fomento ao Empreendedorismo Inovador, coordenado pela Softex. Os três juntos somam aproximadamente R$ 23,4 milhões investidos em projetos de PD&I em andamento no Amapá.
No primeiro dia da Jornada (22), os três ĵá haviam apresentado a atuação dos programas prioritários na Amazônia Ocidental e Amapá, além dos projetos em andamento na região.
Tarde
No período da tarde, alguns dos integrantes da Jornada e representantes de startups participaram do Pitch Day voltado a Bionegócios. O destaque foi a premiação para os três primeiros colocados com a participação no programa GreenUp Pré-Accelerator Batch Bio Economia do Manaus Tech. “As três melhores empresas ganharão um ano de aceleração no Manaus Tech Hub, aceleradora do Sidia em Manaus. Uma aceleração remota para elas não sairem do Amapá, destacou Ygor Thomé.