A prestação de serviços de saúde foi realizada durante o projeto “Saúde em Ação“. Foto: (Vicente Silva / Polícia Militar do Amazonas)
Os 21 novos oficiais de saúde da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) iniciaram a integração ao quadro de trabalho da corporação, na manhã desta terça-feira (23/04), durante o projeto “Saúde em Ação”, uma iniciativa voltada exclusivamente para o atendimento e cuidado dos policiais militares, na sede do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), localizada no bairro Praça 14 de Janeiro, na zona sul.
O projeto conta com uma ampla grade de especialidades médicas disponíveis para atender a corporação e dependentes. A maior parte dos atendimentos deverá ser realizada pelos novos profissionais. A próxima etapa do projeto será realizada nos dias 29 e 30 de abril. Após os trabalhos desempenhados no “Saúde em Ação“, os especialistas oficiais continuarão atuando no Hospital da Polícia Militar (HPM), onde foram recebidos na segunda-feira (22/04).
Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, o reforço do novo efetivo da Diretoria de Saúde vem para atender as demandas da corporação. Esses profissionais passam a desempenhar um papel fundamental no suporte ao cuidado médico dos policiais militares, contribuindo para a qualidade de vida da tropa.
“O Alto Comando tem investido em ações de cuidado e atenção à saúde dos policiais militares, tanto a física quanto a mental. Nossa tropa estava aguardando muitas especialidades que foram oferecidas hoje e iremos continuar com a atividade nos próximos dias para atender os grandes comandos”, disse o coronel PM Klinger.
A comandante do CPM, tenente-coronel PM Otacicleide Pereira, afirmou que o objetivo do evento é trazer os policiais militares para o acesso médico dentro dos quartéis, “O policial militar e seus dependentes terão hoje para fazer a consulta, participar de triagem e posteriormente fazer exame, para que todos nós tenhamos saúde, uma vez que o objetivo é trazer para nós policiais militares o acesso médico dentro dos quartéis”, enfatizou.
Entre as especialidades estão: ortopedista, endocrinologista, otorrinolaringologista, dermatologista, cardiologista e gastroenterologista.
Na última semana de abril, nos dias 29 e 30 de abril, acontecerão atendimentos em outros batalhões.
No dia 29 de abril, os atendimentos serão realizados na base da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), oferecendo acesso facilitado aos serviços médicos. Já no dia 30 de abril, acontece no Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) que vai sediar o projeto “Saúde em Ação”, reforçando o compromisso da Polícia Militar do Amazonas com o cuidado da saúde.
Saúde da tropa
Esta iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas pela Polícia Militar do Amazonas. Em novembro de 2023, a corporação realizou a Campanha Novembro Azul, que se trata da conscientização sobre a saúde masculina e já no início do ano foi realizado o Fórum de Saúde Mental, onde a corporação realizou o “Janeiro Branco”, uma campanha dedicada à conscientização e cuidado com a saúde mental dos policiais.